Chocolate belga é o melhor do mundo? Descubra aqui!

Você já notou que várias chocolaterias e brigaderias aqui no Brasil sempre anunciam em suas propagandas que usam chocolate belga na fabricação de seus produtos? E, muito provavelmente, você também deve ter ouvido falar que ele é o melhor chocolate do mundo.

Mas, afinal, é possível comprar chocolate belga original no nosso país, uma vez que a iguaria só pode considerada original quando feita na Bélgica? Se você sempre quis saber o porquê disso, chegou ao lugar certo, porque vamos falar justamente sobre o chocolate belga no nosso artigo de hoje. Continue a leitura!

A história do chocolate belga

Para começo de conversa, o chocolate em si foi uma iguaria inventada por três homens com diferentes nacionalidades na Europa: um suíço (Lindt), um holandês (van Houtten) e, é claro, como já poderíamos imaginar, um belga (Neuhaus). A partir, já dá para entender o porquê de o chocolate belga ser considerado o melhor do mundo.

As descobertas em torno dessa deliciosa iguaria se deram no século 19, quando os seus inventores fizeram com que as amêndoas do cacau, que, por sua vez, é um fruto originário da nossa Amazônia, fossem transformadas em chocolate.

E, para você ter ideia do quanto os belgas foram importantes na história da descoberta e produção do chocolate, tornando-se os melhores do mundo, mesmo não havendo um único pé de cacau dez graus acima da linha do Equador (uma vez que o cacaueiro só é capaz de crescer na região mais úmida e quente do planeta), as técnicas de produção, assim como o marketing em torno do chocolate, foram aprimoradas ao longo de 100 anos, principalmente, por indústrias-referência produtoras da iguaria, como é o caso da belga Barry Callebaut.

A empresa é uma das responsáveis por tornar o chocolate produzido na Bélgica, isto é, com a latitude a 50 graus Norte, o melhor do mundo. E a explicação para os belgas terem ganhado esse posto e se apropriado do chocolate porque o fazem muito bem. Afinal, as etapas de produção da sobremesa realizadas em fazendas de cacau da África e América Latina – colheita, fermentação e secagem – equivalem a apenas 50% do aroma e sabor do chocolate.

Hoje, para produzir um chocolate belga, exige-se um alto nível de técnica, competência e rigor. E já sabemos que, quando se fala em gastronomia, de nada adianta ter muito dinheiro ou a melhor matéria-prima, se não souber extrair o seu melhor sabor – e é isso que os belgas fazem muito bem.

Veja também: Quem inventou o chocolate? Saiba um pouco da história dessa delícia!

Chocolate belga produzido no Brasil?

Apesar de muitos apaixonados acharem que estão consumindo chocolate belga em chocolaterias aqui no Brasil, precisamos deixar claro que, mesmo sendo um tanto óbvio falar, um chocolate belga só pode ser produzido na Bélgica e, portanto, exportado para cá.

É normal alguns confeiteiros fazerem essa confusão e informarem aos seus clientes que os seus produtos são feitos com chocolate belga, quando, na verdade, não são. O equívoco talvez ocorra pelo fato de eles usarem na produção chocolate dentro do padrão belga, que é aquele que possui, pelo menos, 35% de cacau puro em sua formulação. Mesmo assim, é bom que você saiba que não podem ser considerados belgas.

Veja também: Qual é o chocolate mais saudável? Conheça os tipos e escolha o melhor para você!

Por que o chocolate belga é o melhor do mundo?

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

Inclusive, para quem não sabe, a composição dos produtos belgas é regulamentada por lei. Por isso, para ser considerado chocolate, por lei, o doce precisa ter, no mínimo, 35% de cacau puro. Para isso, no país, as técnicas de produção de manufatura tradicionais são preservadas, o que potencializa a qualidade do chocolate.

Além disso, a preferência pela elaboração artesanal e a seleção de ingredientes de altíssima qualidade também são características que resultam em chocolates com 100% de manteiga de cacau, ou seja, muito mais gostosos.

Porém, se você achava que até aí já estava tudo certo para dar o título de melhor do mundo ao chocolate belga, o maior destaque da iguaria fabricada na Bélgica é a invenção do praliné, o que nós conhecemos por bombom, fabricado em formas, endurecido e com recheio cremoso.

Apesar de ser um produto comum hoje em dia, ele foi inventado pelo belga Jean Neuhaus, como você vai entender melhor nos próximos parágrafos…

Jean Neuhaus e a invenção do praliné

Como você já sabe, o belga Jean Neuhaus ficou conhecido por ser um dos inventores do chocolate. Mas foi no século XX, mais precisamente, em 1912, que o seu neto, que também foi o fundador de uma confeitaria bastante conhecida em Bruxelas, seguiu o exemplo de ousadia de seu avô e inventou o saboroso bombom recheado praliné.

Esses produtos eram feitos em formas e endurecidos para ganhar um recheio pastoso, que, por sua vez, era feito com avelãs e amêndoas. Nesse processo de produção dos pralinés, as avelãs e amêndoas eram tostadas junto com o açúcar, a fim de criar uma caramelização dos açúcares e, posteriormente, eram moídos em uma espécie de moinho específico.

Também havia a adição de recheios de torrone, rum, frutas ou qualquer outro ingrediente que harmonizasse com o sabor do chocolate. Para completar a obra-prima, três anos depois, a esposa do neto de Neuhaus criou umas caixinhas personalizadas para substituir os cones de papel que eram usados para vender os bombons. A partir daí, o praliné ganhou popularidade e se tornou famoso no mundo inteiro.

Veja também: Qual é a diferença entre chocolate ao leite, branco e amargo?

Principais marcas de chocolate belga

Agora que você já sabe tudo sobre o chocolate belga e entendeu direitinho por que ele é o melhor do mundo, chegou a hora de conhecer as marcas mais famosas aqui no Brasil para ir atrás do seu e experimentar esse “pedacinho de céu”. Confira:

  • Callebaut (É a maior fábrica de chocolate do mundo, chegando a produzir cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano);
  • Belcolade;
  • Godiva;
  • Neuhaus (Levando o nome do belga inventor do chocolate);

Gostou de conhecer mais sobre o chocolate belga? Ficou com água na boca? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam e se deliciem com essa iguaria!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *