Existem vários tipos de chocolate: ao leite, amargo, meio amargo, branco, quente, entre outros, que oferecem uma experiência deliciosa e incrível ao nosso paladar, além de benefícios à saúde. E, é claro, cada um tem o seu gosto, qualidade e receita próprios. Ou seja, cada um tem o seu jeitinho de adoçar o nosso dia.
Por outro lado, o que todos eles têm em comum é o seu sabor característico, possível graças à sua principal matéria-prima: o cacau. E é aqui que queremos chegar no nosso artigo de hoje. Você já ouviu falar que chocolate branco não é chocolate de verdade?
Apesar da consistência, ele não possui o mesmo sabor dos demais tipos de chocolate e, tampouco, é considerado um chocolate propriamente dito. Ficou surpreso? Quer saber direitinho toda essa história? Então, continue de olho nos próximos parágrafos!
Veja também:
Conheça 10 benefícios do chocolate para a saúde para comer sem culpa!
Chocolate branco tem cacau?
O chocolate branco não é considerado chocolate de verdade. Isso porque muitas pessoas acreditam que ele não possui cacau em sua formulação, o que o torna o tipo menos recomendado para consumo, já que esse é o ingrediente responsável por todos os seus efeitos positivos à saúde.
No entanto, podemos dizer que essa afirmação é uma “meia verdade”. Como assim? Apesar desses boatos, a verdade é que o chocolate branco possui sim cacau em sua composição. Porém, diferente das demais versões, em vez do licor da fruta, que é a base dos demais tipos de chocolate, é usada apenas a manteiga de cacau durante a sua fabricação.
Resumidamente, a receita leva apenas a gordura que se separa da pasta extraída do cacau quando o fruto é prensado, que nós chamamos de manteiga de cacau. Daí, o fato de ele ser considerado por muitos especialistas como um “falso chocolate”.
Para você entender melhor, o chocolate preto também recebe a manteiga de cacau durante a sua fabricação, mas a matéria-prima que forma a massa base desse produto é o licor de cacau. Já o chocolate branco recebe apenas a manteiga de cacau como base de sua produção.
Veja também:
Quem inventou o chocolate? Saiba um pouco da história dessa delícia!
Afinal, como é feito o chocolate branco?
Para você entender melhor o que é o licor de cacau e o que é a manteiga de cacau, precisa saber como o fruto é utilizado na fabricação de chocolates. A parte utilizada dele são as sementes.
Depois de colher e abrir o cacau, as suas sementes são retiradas e levadas para passarem pelos processos de trituração e torra. E é depois disso que as duas matérias-primas em questão são separadas: a manteiga e o licor.
São elas que vão diferenciar os tipos de chocolates nos próximos passos da fabricação. Neste caso, o chocolate branco é preparado apenas com a manteiga de cacau, com a adição de açúcar e leite.
Enquanto isso, o chocolate preto – e os demais tipos de chocolate – é feito com os dois ingredientes, tanto a manteiga quanto o licor de cacau. Além deles, também podem ser acrescentados à receita açúcar e leite, dependendo da marca e versão.
Já no caso do chocolate amargo, é utilizada apenas a massa pura do cacau durante a fabricação, isto é, sem adicionar outros ingredientes. A regra geral é: para ser considerado chocolate, o doce precisa ter maiores quantidades de massa de cacau. Ou seja, quanto mais massa a iguaria tiver, mais natural e gosto amargo terá o chocolate.
Por isso, como o chocolate branco não leva massa de cacau, não é considerado chocolate, de fato. Além disso, por ser composto apenas por manteiga, leite e açúcar, ele acaba se tornando mais doce, se comparado aos demais, sendo um dos motivos pelos quais muitas pessoas não gostam muito desse tipo.
Mas tudo vai depender do gosto de cada um, não é verdade? Até porque, enquanto uns “torcem o nariz”, outros amam e não abrem mão de um bom chocolate branco!
Veja também:
Qual é o chocolate mais saudável? Conheça os tipos e escolha o melhor para você!
E aí? Gostou de entender mais sobre essa dúvida que ronda os chocólatras? Conseguiu entender se chocolate branco é chocolate de verdade? Então, compartilhe esse artigo com os seus amigos que ainda não sabem!
Até a próxima!