Conheça 10 benefícios do chocolate para a saúde para comer sem culpa!

Já imaginou poder comer chocolate a vida inteira, à vontade e sem culpa? Você pode até achar impossível, mas isso é totalmente possível – e saudável. O chocolate não só é uma delícia como também pode trazer incríveis benefícios à nossa saúde.

Desde que consumido de maneira moderada (a quantidade recomendada é de 30 gramas por dia) e no tipo certo (desde que você escolha o chocolate mais saudável, sendo o chocolate amargo o mais recomendado por médicos), essa saborosa iguaria pode dar prazer ao paladar, ao mesmo tempo em que faz muito bem ao organismo.

Isso porque o doce é feito a partir do cacau, sua matéria-prima principal, que é rico em substâncias chamadas de flavonoides, antioxidantes poderosos que podem ajudar a melhorar vários aspectos cognitivos do corpo, tais como concentração, memória, humor, processamento de informações visuais, além de também serem melhores amigos do nosso coração.

Mas, além destes, o fato é que o chocolate pode trazer muitos outros benefícios à saúde, como você vai conhecer a seguir. Confira, no nosso artigo de hoje, os 10 principais benefícios do chocolate para a saúde! Vamos lá?

1 – Combate o câncer intestinal

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, em 2008, comprovou que consumir chocolate pode ajudar a combater o câncer no intestino.

A justificativa para esse efeito benéfico do doce é que, por conta de algumas moléculas presentes no cacau, seu principal ingrediente, chamadas de procianidinas, contêm excelentes propriedades antioxidantes, que, por sua vez, são fundamentais na proteção das células contra as degenerações do tumor.

2 – Recupera o corpo

Pesquisadores da Universidade do Texas, também nos Estados Unidos, fizeram dois levantamentos que mostraram que a mistura de chocolate com leite é uma das melhores opções para recuperar o corpo do desgaste físico, especialmente após a realização de atividades físicas.

Os benefícios desta bebida estariam associados às suas quantidades de proteínas e carboidratos obtidas com a combinação dos dois ingredientes.

3 – Promove o bem-estar

Já notou o quanto o nosso humor muda após comer uma simples barrinha de chocolate? Pois bem! 

Devido à capacidade da iguaria de aumentar a produção de dopamina e endorfina no organismo, o chocolate é capaz de promover uma sensação de bem-estar no corpo, eliminando problemas como o estresse e a depressão.

4 – Potencializa a beleza

Por possui alto poder hidratante, além de ser rico em antioxidantes (flavonoides), que ajudam a combater os radicais livres e, portanto, evitar a oxidação das células, o chocolate também pode ser um grande aliado da nossa beleza. Ele ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele, além de deixá-la mais hidratada.

Não é à toa que você pode encontrar essa iguaria na lista de ingredientes de produtos cosméticos, máscaras, além de ser utilizado em massagens e banhos de ofurô.

5 – Melhora o fluxo arterial

Vários estudos já comprovaram que consumir chocolate amargo, que é a versão mais saudável para a saúde (isso porque possui 70% ou mais de teor de cacau em sua composição, além de menos gorduras e leite), pode ajudar a melhorar o fluxo arterial e, com isso, favorecer a saúde cardiovascular.

Isso porque, graças aos maiores níveis de antioxidantes flavonoides encontrados no chocolate amargo, ele é capaz de reduzir a tendência de coagulação das plaquetas de sangue e, portanto, a obstrução dos vasos sanguíneos, resultando na proteção do nosso coração. Além disso, a iguaria também auxilia na diminuição dos níveis do chamado colesterol ruim, o LDL.

6 – Alivia dores

Segundo um estudo divulgado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, consumir chocolate regularmente, mas em doses moderadas e do tipo mais saudável, pode ajudar a aliviar dores.

O motivo seria a distração de beber ou comer por prazer, que faz com a delícia atue como um analgésico natural. Os estudiosos da universidade realizaram vários testes apenas em ratos, mas acreditam fortemente que o mesmo efeito ocorra em seres humanos.

7 – Faz para a saúde do coração

Como falamos nos parágrafos anteriores, ingerir chocolate pode ajudar a melhorar a saúde do nosso coração.

Isso porque, segundo estudos feitos por cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, por ser rica em cacau (especialmente, nas versões mais amargas), essa iguaria é capaz de inibir uma enzima presente no organismo que é conhecida por aumentar a pressão arterial.

A explicação para isso é o fato de o cacau ser uma excelente fonte de procianidinas e catequinas, poderosos antioxidantes protetores da saúde cardiovascular.

8 – Previne ataques cardíacos

De acordo com uma pesquisa realizada na Suécia, pessoas com histórico de ataques cardíacos podem comer chocolate para diminuir o risco de morrer por problemas de coração.

 Foram realizados alguns testes que comprovaram que saborear a iguaria, pelo menos, duas vezes por semana, pode reduzir em até 66% as chances de vir a óbito em decorrência de doenças cardíacas.

Se o chocolate for consumido uma vez na semana, esse risco pode ser diminuído quase pela metade. Isso porque o delicioso doce é rico em antioxidantes, que ajuda a proteger o coração do envelhecimento causado pelos radicais livres.

9 – Faz bem durante a gravidez

Comer chocolate durante a gestação também pode fazer com que essa fase seja mais tranquila e saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. De acordo com estudos, o seu consumo pode prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão).

Por esta razão, pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostraram que gestantes degustam a iguaria, pelo menos, cinco vezes na semana, tornam-se 40% menos propensas a desenvolverem o problema, em comparação com aquelas que consomem chocolate menos de uma vez por semana.

O responsável por esse benefício é um composto presente no doce chamado de teobromina, mais facilmente encontrado nas versões meio-amargas e amargas do chocolate.

10 – Melhora a saúde cerebral

Um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, demonstrou que o chocolate amargo pode diminuir os danos cerebrais após a ocorrência de um acidente vascular cerebral.

Os cientistas responsáveis pelo estudo realizaram testes em ratos e descobriram que um composto encontrado no chocolate, chamado epicatequina, é que ajuda a proteger as células nervosas. A equipe espera que os mesmos efeitos obtidos com os roedores possam ser aplicados também em seres humanos.

E aí? Gostou de saber mais sobre os benefícios do chocolate para a saúde? Então, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais? Com certeza, os seus amigos vão gostar de saber que podem comer chocolate sem culpa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *