Chocolate língua de gato: confira a origem e marcas

Não é novidade para ninguém que chocolate é uma das coisas mais apreciadas em todo o mundo, especialmente por seu gosto incrivelmente delicioso. No entanto, ao longo dos anos, muitos produtos de chocolates foram feitas e aperfeiçoadas, consequentemente sendo cada vez mais consumidas. Dentre os mais famosos, podemos citar o chocolate língua de gato, um excelente doce que recebe destaque por seu formato único.

Além disso, o chocolate língua de gato é recebe um destaque especial por sua grande variedade de marcas, especialmente em países da América do Sul. De acordo com muitos especialistas, essa região é um dos maiores produtores e compradores desse produto, assim sendo um dos doces que acabaram ganhando maior popularidade.

Origem do chocolate língua de gato

Segundo muitos historiadores, as primeiras versões do chocolate língua de gato foram feitas na Áustria, mas especificamente na cidade de Viena em 1892. Apesar disso, muitas pessoas consideram que esse doce possa ter surgido muitas décadas antes, mesmo não ganhando muito reconhecimento. Ao que tudo indica, algumas casas já utilizavam uma receita que apresentava gosto semelhante, embora não tivesse o formato conhecido de língua de gato.

Contudo, apenas em 1892 esse doce começou a se popularizar de verdade como produto, principalmente em países da Europa e, depois de muito tempo, na América Latina. Ao que tudo indica, o primeiro chocolate língua de gato chegou na América em 1900, levando diversas pessoas a se apaixonar por esse doce inigualável, embora todo o consumo dessa época tenha sido feito somente através de exportação.

Já em questão de produção no Brasil, esse doce teve suas primeiras fábricas no século XX, mas especificamente na década de 40, assim sendo bem no início da terceira revolução industrial no Brasil. Vale lembra que grande parte dessa produção tardia se deu devido os diversos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial que, em grande parte, atrapalhou a expansão e divulgação do chocolate língua de gato em todo o mundo. No entanto, mesmo com tantos empecilhos, esse chocolate se manteve sempre em produção, além de nunca mudar seu formato tão característico.

Chocolate língua de gato

Variedade de receitas

Como muitas receitas, o chocolate língua de gato acabou sofrendo diversas alterações nos seus ingredientes e no modo de preparo. Para muitos, esse acontecimento é algo extremamente normal, principalmente visto que muitos produtos quando passam pelo processo de industrialização em larga escala de forma muita rápida, sendo necessário que os ingredientes fossem trocados de modo a suprir a demanda.

Ao que tudo indica, a receita original desse doce consistiria em açúcar, clara de ovo, farinha, baunilha e, como não poderia faltar, chocolate. Toda via, muitas pessoas relatam que muitas famílias utilizam algumas variações ainda nos primeiro anos da receita, especialmente devido as diversas possibilidades de chocolate. Para muitas pessoas, os chocolates meio amargo, branco e ao leite dariam um gosto bem diferente e, em muitos casos, deixaria o doce com um sabor incrivelmente delicioso.

Já em questão de produção em média e larga escala, esse doce ganhou muitas variações nos seus ingredientes, embora sempre mantivesse a receita original como uma das opções. No Brasil, não é difícil de encontrar diferentes sabores para esse doce, podendo ser achados até dentro da mesma fabricante. Atualmente, as receitas mais conhecidas são de chocolate branco e ao leite, ambas muito vendidas por marcas como a Cacau Show e Kopenhagen, empresas bem premiadas por sua qualidade. Pelo visto, podemos esperar que esses produtos continuem a ser vendidos e consumidos ainda por muitas décadas.

Principais marcas de chocolate língua de gato

No Brasil, diversas marcas produzem o chocolate língua de gato em altas quantidades e, como já foi dito, com muitas variações. No entanto, algumas fabricantes acabam se destacando por seu sabor e receitas, muitas vezes representando por parte das vendas. Além disso, vale lembrar que essas empresas investem frequentemente em aperfeiçoamentos para esse produto, normalmente sendo lançados em datas comemorativas no final de ano. No entanto, algumas empresas acabam se destacando nessas vendas, dentre elas, podemos citar:

  • Brasil Cacau
  • Nugali
  • Lugano
  • Kopenhangen
  • Cacau Show
  • Chocolates Araucária

Apesar de todas serem muito reconhecidas nacionalmente, a Kopenhangen acaba sendo a que apresenta maior tradição na produção do chocolate língua de gato, especialmente por ser uma empresa europeia.

Segundo a empresa, a Kopenhagen surgiu no início em 1928 produzindo doces clássicos da culinária europeia. No entanto, a marca acabou sendo comprada por Celso Ricardo Morais, o empresário responsável por trazer a sede da Kopenhangen para o Brasil. Portanto, trazendo diversos conhecimentos da produção de doce e, consequentemente, de técnicas tradicionais para fazer o chocolate língua de gato.

Por outro lado, a Cacau Show, principalmente nos últimos anos, vem apresentando uma qualidade simular e, para muitas pessoas, até superior em questão de sabor. Além disso, a Cacau Show apresenta um preço bem acessível para o chocolate língua de gato, sendo uma das fabricantes que traz melhor custo-beneficio para esse doce incrível.

Chocolate língua de gato

Chocolate língua de gato caseiro

Mesmo tento diversas empresas nacionais que produzem esse doce com imensa qualidade, algumas pessoas ainda preferem fazer esse chocolate  de uma forma caseira. Portanto, podendo ocorrer ainda mais variações na receita que, em alguns casos, toma gosto e forma totalmente diferente do produto comercial.

Por outro lado, grande parte das pessoas que fazem esse doce em casa já apresentam um foco mais comercial, especialmente em datas comemorativas como natal e ano novo. Com isso, sendo uma forma não só de agradar o paladar, mas também de gerar renda. Além disso, é importante ressaltar que o Brasil é o quarto maior produtor de chocolate do mundo, fato que com certeza estimula muitas pessoas a entrar nesse mercado tão cobiçado.

Considerações finais

Em sumo, o chocolate língua de gato é um doce incrivelmente rico em questão histórica e culinária, sendo um dos poucos doces que são produzidos e, consequentemente, consumidos por milhares de pessoas em todo mundo por tanto tempo. Já no Brasil, esse doce ganha muito reconhecimento por sua grande variação na receita que, principalmente em marcas nacionais, ganham suas versões com inúmeros chocolates, embora seu formato único sempre seja o mesmo, com certeza o mais destaque do chocolate língua de gato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *