Chocolate sueco: conheça 5 marcas

A Suécia hoje em dia é um país muito conhecido por seu clima extremamente frio e sua pequena extensão territorial. Por outro lado, os moradores desse país são extremamente apaixonados por chocolate. Afinal, esse país, além de ser um grande consumidor, também produz grandes quantidades desse produto todo ano, assim levando o nome de chocolate sueco, mercadoria bastante conhecida por sua qualidade e gosto inigualável.

Atualmente, esse chocolate é exportado para diversos países, inclusive no Brasil. No entanto, o chocolate sueco apresenta diversas receitas, especialmente devido o grande número de marcas que produzem essa incrível mercadoria. Dentre as principais variações, estão a retirada de todo o açúcar, assim permitindo um delicioso chocolate seja mais saudável. Devido a isso, o processo de fabricação do chocolate é afetado e melhorado, normalmente para atender a alta demanda. Ficou curioso? Veja as principais marcas que produzem chocolate sueco.

Marabou

Atualmente, a Marabou é a fabricante de chocolate sueco mais reconhecida. No entanto, a marca acabou surgindo através de um norueguês chamado Johan Throne. Originalmente, a empresa nasceu no ano de 1918, uma das fabricantes de chocolate sueco mais antigas que ainda estão vivas.

A Marabou é muito conhecida na Suécia por ser uma fabricante tradicional. Todavia, a Marabou não se limita aos formatos originais do chocolate sueco. Na verdade, a empresa apresenta diversos chocolates diferentes do convencional.

Dentre as principais invenções da empresa, podemos destacar o chocolate sueco ao leite com saltlakrits. Apesar de não ser muito conhecido, saltlakrits é confeito incrivelmente popular na Suécia, especialmente por ser doce e salgado ao mesmo tempo, algo não muito comum de ser usado em receitas, principalmente as de chocolate.

Cloetta

Fundada em 1862 pelos irmãos Bernard, Christoffer e Nutin Cloëtta, a Cloetta foi a primeira empresa de chocolate sueco a chegar na Suécia, um acontecimento histórico para a marca. Já em 1921, a fabricante lançou aquilo que viria a ser seu slogan, “Escolha certo, escolha Cloetta”. Atualmente, essa frase é uma das mais associadas ao nome da empresa, além de ser a grande responsável pela popularização do seu chocolate sueco e outros produtos.

Nos dias atuais, a Cloetta está presente em diversos países como uma empresa muito forte no mercado de chocolates. Dentre elas, Finlândia, Noruega, Holanda, Dinamarca e, como não poderia faltar, na Suécia, ambas contando com fábricas e filiados. No entanto, a Cloetta ainda não está presente na América do Sul e, consequentemente, no Brasil, inclusive não havendo nenhum indicio da venda de algum produto por outro fornecedor, sendo a exportação a única opção viável.

Além do chocolate sueco em barra, a Cloetta também vende o tarragona, um produto que, segundo a própria empresa, é ideal para quem gosta de nozes. Normalmente, o tarragona é coberto por chocolate ao leite e nozes, assim como diversos outros produtos aqui no Brasil.

N!cks

Com foco na saúde, a N!cks é uma fabricante muito reconhecida por nutricionistas e educadores físicos. No entanto, essa marca não é tão popular como as outras empresas dessa lista, especialmente por não produzir chocolate em larga escala, preferindo focar na qualidade e valor nutricional dos seus produtos.

Atualmente todos os chocolates da N!cks não contam com nenhum açúcar, assim sendo substituído por fontes mais naturais de modo a ganhar um gosto característico. Para muitos admiradores da N!cks, o chocolate sueco da marca é excelente para serem ingeridos em dietas mais restritivas.

Segundo a N!cks, o seu chocolate sueco ao leite sem açúcar é o melhor produto dentre os vendidos pela empresa. Além disso, a marca também fabrica chocolate amargo, um dos mais consumidos e recomendados por atletas. Contudo, a N!cks não disponibiliza nenhum produto de forma oficial no Brasil, embora seja possível importar através de alguns sites.

Chocolate sueco

Daim

Criado em 1953, a Daim é um das maiores e mais reconhecidas marcas de chocolate sueco. Atualmente, essa empresa é propriedade da Kraft Food, uma corporação que detém o direito de diversas empresas ao redor do mundo, inclusive da Marabou. Devido a isso, Daim está presente em diversas partes do mundo, sendo a segunda maior exportadora de chocolate sueco, geralmente sendo levado para países da Europa e da América Latina.

Em questão de presença global, a Daim é encontrada na Noruega e França com fábricas de alto rendimento, especialmente para suprir a alta demanda que os deliciosos chocolates dessa empresa geram. Atualmente, a Daim apresenta diversas versões limitadas do seu chocolate sueco. Todavia, a versão clássica ainda continua sendo a preferida de seus admiradores, embora a receita tenha passado por algumas mudanças ao longo dos anos.

No Brasil, o Daim não pode ser encontrado em sua versão original através de algum fornecedor oficial da fabricante. Mesmo assim, ainda algumas marcas brasileiras ainda trazem versões nacionais dos produtos da fabricante de chocolate sueco. Dentre elas, a Milka que apresenta o chocolate em barra, provavelmente sendo a empresa mais próxima comercialmente da Daim.

Fazer

Fundada em 1891, a Fazer é uma empresa surgiu apenas como um café em Helsinque, na Finlândia. No entanto, a empresa ganhou real popularidade quando virou uma fábrica de produtos alimentícios.

Hoje em dia, a Fazer está presente na Suécia fabricando o tão famoso chocolate sueco. Atualmente, a Fazer é uma das marcas que mais vendem esse produto em todo o mundo, sendo uma das grandes responsáveis pela divulgação do chocolate sueco.

Dentre os principais produtos da Fazer, estão o chocolate sueco ao leite, geralmente sendo vendido em barras de 200 gramas. Todavia, a fabricante de chocolate também fornece uma versão de 1 kg, ideal para quem é apaixonado por seu produto incrivelmente único.

Considerações finais

Em suma, o chocolate sueco é produto imensamente consumido em todo o mundo. Atualmente, delicioso chocolate é pode ser achado em muitos supermercados na Suécia através de fornecedores oficiais.

No entanto, caso você queria experimentar o chocolate sueco original você terá que importar, algo que, para muitos, vale cada centavo, especialmente se você for apaixonado por esse excelente derivado do cacau.

Por outro lado, vale lembrar que o chocolate sueco passou por diversas variações durante todos esses anos, embora poucos realmente notem a diferença entre o clássico e os atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *