Quem está fazendo dieta ou simplesmente quer comer alimentos mais saudáveis, não é fácil ficar sem comer um docinho de vez em quando. O chocolate meio amargo contém propriedades que fazem muito bem para o corpo. Especialistas afirmam, inclusive, que pode ser consumido sem muita culpa.
Logicamente, que o mais indicado é não exagerar no consumo desse tipo de alimento, pois nele estão contidos componentes como açúcar e gordura. Então, se consumido em grandes quantidades as calorias aumentam e os benefícios se acabam.
No chocolate meio amargo estão contidos compostos chamados de flavanóis que trazem muitos benefícios a saúde. Diminuição dos níveis de pressão, colesterol e redução nos riscos de diabetes são apenas uns desses diferentes benefícios.
Como é a produção do chocolate meio amargo?
A produção do chocolate se dá graças a mistura de alguns ingredientes como o cacau, leite e açúcar. Mas, a fabricação desse produto começa mesmo nos pés de cacau. No momento da colheita das frutas, onde são retiradas as sementes, que geralmente são extremamente amargas.
Essas sementes serão a base do chocolate, sem elas fica impossível fabricá-los. A transformação dessas sementes no doce mesmo, só acontece um pouco mais tarde, quando elas são submetidas a diversos processos industriais.
Algumas passagens históricas afirmam que o cacau já era consumido no século 16, pelos maias e astecas, antes de ser levado para a Europa.
No Brasil, o cacau chegou apenas no século 19, em Ilhéus na Bahia e até hoje é lá que se concentra a maior produção dessa fruta.
Confira a seguir o esquema básico da produção de um chocolate
Os ingredientes para se produzir um chocolate são: açúcar, amêndoas de cacau e leite.
Confira as etapas de produção:
1 – Mistura dos ingredientes
Nessa etapa, todos os ingredientes são misturados por aparelhos chamados de misturadores. O chocolate tradicional é produzido quando na manteiga de cacau e na torta de cacau são adicionados o leite e o açúcar. Já o chocolate meio amargo, todo os ingredientes são adicionados, menos o leite. O branco por sua vez, adiciona-se apenas o açúcar, leite e o cacau.
2 – Conchagem
Nessa fase a massa recebe uma nova adição de manteiga de cacau e então é revolvida novamente, para que o aroma seja desenvolvido e o sabor se sobressaia.
3 – Choque de temperatura ou temperagem como é chamado
Essa etapa a massa passa por diversos processos de resfriamento e aquecimento. Nessa etapa que acontece o derretimento do chocolate para que receba a moldagem que se quer.
4 – Moldagem
Essa massa é adiciona em formas próprias, depois acomodadas em uma esteira que contém vibração, para que as bolhas de ar sejam eliminadas, depois são conduzidas ao resfriamento para que esses tabletes de chocolate fiquem sólidos.
Depois são retirados dessas formas e embalados para serem vendidos em lojas, supermercados e etc.
Conheça os 6 benefícios do chocolate meio amargo
Para você conhecer, listamos 6 importantes benefícios que o chocolate meio amargo traz para a sua vida. Acompanhe:
1 – É altamente nutritivo
O chocolate meio amargo é considerado um alimento altamente nutritivo e que mesmo fazendo bem a saúde, deve ser consumido com moderação, pois pode engordar. Uma barra com peso de 100 gramas contém minerais e nutrientes muito importantes para a saúde humana.
Nesse chocolate são encontrados fibras, magnésio, ferro, cobre, manganês, fósforo, potássio, selênio e zinco.
Uma barra de 100 gramas é considerada um pedaço bem razoável de tamanho, então não se deve consumi-lo diariamente.
Além desses componentes contidos no chocolate, os ácidos graxos também são bem importantes para a saúde. As gorduras são classificadas como monoinsaturadas e saturadas, com uma pequena quantidade de gorduras poli-insaturadas.
Existem também componentes estimulantes como a teobromina e a cafeína, mas bem menores que uma dose de café por exemplo. Então, não pense que você vai comer chocolate e ficar acordado a noite toda.
2 – Melhora os níveis pressóricos e o fluxo do sangue
Esses flavanóis estimulam a produção de NO ou óxido nítrico que ajudam as artérias a relaxar, reduzindo assim a resistência sobre o fluxo sanguíneo. Isso resulta em uma diminuição na pressão sanguínea.
Veja bem, os estudos não comprovaram a eficácia desse chocolate em pessoas hipertensas, portanto, jamais substitua a sua medicação pela ingestão de chocolate.
Ou seja, os efeitos dessa baixa de pressão são bem leves.
3 – Diminuição do LDL e o aumento do HDL
O LDL é o chamado colesterol ruim e alguns estudos indicaram que o consumo do chocolate meio amargo diminuiu seus níveis de produção.
Segundo especialistas, o consumo desse alimento pode melhorar os diferentes fatores que levam a pessoa a ter uma doença cardíaca. O cacau em pó demonstrou uma eficácia maior em diminuir os níveis do LDL, chamado de colesterol ruim. E o aumento do colesterol bom, o HDL.
Isso provavelmente acontece, porque o chocolate contém alguns antioxidantes muito poderosos, que ao chegar na corrente sanguínea protege as chamadas lipoproteínas contra a oxidação de alguns componentes.
Além disso ele contribui para que diminua a resistência a insulina, fator esse gravíssimo e que contribui para o surgimento de doenças perigosas como a diabetes.
4 – Redução de incidências de doenças cardíacas
O chocolate meio amargo contém diversos benefícios, mas esse sem dúvidas é o melhor deles, afinal ninguém quer ficar doente do coração.
Por atuarem na redução do colesterol ruim, esse chocolate contribui para a redução também de incidências de doenças cardíacas.
Em estudos recentes, concluiu-se que o consumo de chocolate meio amargo, duas ou mais vezes durante a semana, diminui o risco de uma pessoa desenvolver placas calcificadas nas artérias.
Outros estudos foram mais promissores ainda, afirmaram que consumir chocolate cinco vezes na semana, reduz os episódios de doenças cardíacas em até 57%.
5 – Proteção da pele contra o sol
Pasme, mas os bioativos presentes no chocolate meio amargo são capazes de proteger a pele contra os danos causados pelos raios do sol. Isso acontece, porque eles melhoram os níveis de fluxo sanguíneo na região, aumentando assim a hidratação da pele.
Estudos constataram que o consumo desse tipo de chocolate faz com que o corpo produza uma quantidade superior de eritema, ou seja, a pele fica protegida da vermelhidão causada pelo sol.
6 – Melhoria das funções do cérebro
Diversas pesquisas concluíram que o chocolate meio amargo, por conter uma alta dose de flavanóis, melhora significativamente o fluxo de sangue para o cérebro. As pessoas melhoram suas funções cognitivas, principalmente os idosos com leves deficiências mentais.