Paixão nacional dos brasileiros, o chocolate é um dos doces mais consumidos. As mulheres saem disparado na frente dos homens, nove entre dez mulheres amam chocolate. Mas, a pergunta que não quer calar, será chocolate engorda? Vamos entender melhor sobre isso e se realmente você precisa se privar desta gostosura.
A vida de quem faz dieta não é fácil, mal acabam as festas e a preocupação com os exageros cometidos começam. Mas, será que existe a necessidade de se privar totalmente do consumo de chocolate?
Todo os alimentos que existem engordam se for consumido em exagero. Até os mais diets e light acabam fazendo mal se não forem consumidos da maneira correta. Então, podemos deduzir que o chocolate engorda sim, se for consumido desmedidamente.
Mas, vale ressaltar que esse tipo de alimento não pode ser considerado um vilão. Pelo contrário, o chocolate possui diversos componentes que são ótimos e benéficos para a saúde. É um alimento sem dúvidas, que diminui e muito os antioxidantes presentes no organismo. E quanto maior o teor de cacau que o seu chocolate tiver, mais saudável ainda ele será.
Portanto, antes de você abandonar o consumo desse alimento, entenda primeiro os benefícios que ele pode te trazer se ingerido da maneira correta.
Chocolate e TPM
O período que antecede a menstruação, pode não ser tão agradável assim para algumas mulheres. Existem alguns sintomas como cólicas, irritabilidade, inchaço e outras sensações que deixam a mulher completamente desconfortável.
Por incrível que pareça, para algumas mulheres, a vontade de comer doces principalmente o chocolate, aumenta consideravelmente.
O número é bem alto, para se ter uma ideia, cerca de 45% das mulheres apresentam essa alteração e compulsão por doces durante o período pré-menstrual.
Essa compulsão por doce acontece principalmente, por conta das quedas na produção de um mineral chamado magnésio. É nessa hora que o chocolate entra como o salvador.
Além dele compensar essa deficiência de magnésio, ele produz serotonina, composto estimulante e antidepressivo. Portanto, quando ingerido traz as sensações de bem-estar e prazer. Mas atenção! Chocolate engorda, portanto deve ser consumido com moderação.
Por que o chocolate engorda?
Lembra quando te dissemos que tudo em excesso engorda? Com o chocolate não seria diferente. Se for consumido em grandes quantidades e principalmente os tipos mais calóricos, o chocolate engorda sim!
Ainda existem muitos estudos e pesquisas em relação ao chocolate. Sabe-se comprovadamente por exemplo, que ele é um alimento benéfico para a saúde, graças aos seus componentes antioxidantes.
É muito importante que fiquemos atentos aos nossos exageros. Não é porque o chocolate traz benefícios ao corpo, que vamos sair comendo toneladas deles.
O chocolate engorda principalmente por causa do seu alto nível de calorias. Ele favorece a estocagem dessa gordura no organismo se ingerido em excesso.
A pessoa ganha peso, consequentemente, o surgimento de doenças é inevitável. Acarretando problemas sérios a saúde como a obesidade, diabetes, pressão alta, risco maior de AVC, entre outras.
De acordo com essas pesquisas científicas, o recomendado é que você troque o chocolate tradicional ao leite, pelo mais escuro. Quanto mais escuro é sinal de mais cacau, consequentemente mais flavonoides e antioxidantes.
O chocolate amargo e meio amargo contem menos açúcar do que os chocolates ao leite. Nem precisamos dizer o quanto o açúcar é um vilão para a saúde, não é mesmo?
Então, quando for escolher o seu chocolate, escolha um que tenha no mínimo 70% de cacau.
E lembra da TPM, os chocolates com mais cacau possuem mais magnésio, substância fundamental para combater os diferentes sintomas dessa síndrome.
Quais são os benefícios com o consumo de chocolate?
O chocolate é feito basicamente de cacau, leite e açúcar. As vantagens e benefícios encontrados no cacau são impressionantes. A medicina inclusive, através de inúmeras pesquisas já confirmou que o chocolate amargo faz muito bem para a saúde humana.
Esses benefícios estão associados principalmente a componentes que são encontrados na semente. O resveratrol e a catequina são dois exemplos de poderosos antioxidantes que fazem muito bem para a saúde.
A catequina é um componente excelente de proteção para as células nervosas e o cérebro principalmente. Ele auxilia na circulação do sangue, evitando que as artérias se entupam.
O resveratrol por sua vez é um componente importantíssimo e altamente antioxidante. Ele é encontrado no vinho também e consegue ultrapassar barreiras importantes que existem entre o sangue e o cérebro, protegendo assim o sistema nervoso.
Em algumas análises e pesquisas, chegou-se à conclusão que o consumo de chocolate diminui o risco de doenças cardiovasculares. Àquelas responsáveis pelo surgimento dos derrames. Outro dado muito importante é de que o chocolate diminui os níveis de LDL no organismo e aumenta os níveis de HDL.
LDL é o chamado colesterol ruim, responsável pelo entupimento das veias e artérias e HDL é o colesterol bom.
Confira a seguir alguns desses benefícios trazidos com o consumo do chocolate. Acompanhe:
- Aumenta a flora gastrointestinal;
- Anti-inflamatório;
- Protetor neurológico;
- Antidiabético e anti obesidade;
- Anticancerígeno;
- Desacelera a progressão da periodontite;
- Melhora a duração dos exercícios;
- Cardioprotetor;
- Antitrombose;
- Reduz o estresse hormonal;
- Diminui o risco de Alzheimer;
- Pode ajudar a aumentar a expectativa de vida;
- Melhoramento do fígado;
- Proteção contra Pré-eclâmpsia para mulheres grávidas;
- Reduz sintomas de glaucoma e cataratas.
Como escolher o seu chocolate corretamente?
Como já vimos anteriormente, quando consumido de maneira errada e com excesso de exageros, o chocolate engorda.
O mais recomendado é que se consuma um chocolate cada vez mais natural. Que contenha mais cacau e menos açúcar.
Geralmente, os chocolates mais escuros são os que contém mais cacau em sua composição. Porém, o cacau é uma substância completamente amarga. E são justamente os flavonóis que deixam os chocolates amargos. As indústrias sabendo disso, retiram esses flavonóis do produto.
Acontece que é justamente eles que trazem todos os benefícios para o organismo.
Para compensar esse amargo, as indústrias acrescentam açúcar no chocolate. Então a dica para você escolher o seu chocolate é balancear os benefícios nutricionais que será ingerido.
Escolha chocolates que receberam o mínimo de processamento possível e com isso não perderam o seu sabor. Você quer consumir um alimento que faça bem a saúde não é mesmo? Então, não faz muito sentido consumir um alimento que seja cheio de açúcar e aditivos químicos.
Dê preferência ao chocolate que tenha no mínimo 70% de cacau. Chocolates ao leite, branco, recheado com mil condimentos não são os mais indicados.
Lembre-se, se consumido de forma errada sem dúvidas, o chocolate engorda. E você não quer engordar e ficar doente não é mesmo? Então, tenha consciência do seu corpo e da sua saúde.