Todo mundo sabe que o chocolate pode fazer muito bem para a saúde, e o chocolate belga como o chocolate Callebaut é bom e perfeito para utilização culinária.
Os benefícios do chocolate para a saúde são muitos, porém eles devem ter processo de fabricação adequado e ser livre de gorduras trans ou hidrogenadas. Podem ajudar na superação de depressão, ajudar a evitar doenças cardiovasculares, tpm, entre outros.
Isso por que o chocolate é capaz de liberar hormônios como a dopamina e a serotonina. É fonte de Teobromina, que é um bronco e vasodilatador, eficiente para o tratamento de asma. Da mesma forma os flavonoides são antioxidantes, que reduzem o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres, e ao mesmo tempo são fonte de gorduras saudáveis que diminuem o mau colesterol e os triglicerídeos.
Para que isso seja possível a partir do consumo do chocolate, é necessário que este tenha origens e processo produtivo que mantenham as suas propriedades. O chocolate Callebaut é produzido dentro destes parâmetros e utilizado em grande escala por empresas brasileiras.
Origem do chocolate Callebaut
O chocolate belga é um dos melhores chocolates do mundo, e o chocolate Callebaut é o chocolate de transformação mais utilizado por chocolatiers brasileiros. Utilizando as corretas temperaturas tanto para aquecimento quanto para resfriamento do chocolate é o processo chamado de temperagem, e quanto mais bem feito o processo, mais brilho e melhor textura terá o chocolate.
O chocolate Callebaut é produzido de forma a fornecer a melhor qualidade de chocolates, nos métodos de produção belga. A empresa Callebaut foi fundada há mais de 100 anos e possui filial no Brasil, as quais produzem chocolates para transformação.
O chocolate Callebaut é bom?
A confiabilidade no chocolate belga é que este não possui gorduras hidrogenadas em sua produção, e por este motivo possuem melhor qualidade, pois mantém a integridade da manteiga de cacau presente naturalmente no cacau. Essa gordura é responsável pelo sabor do chocolate e por ele derreter na boca, visto que as suas propriedades são muito mais saudáveis do que os chocolates acrescidos de gordura vegetal hidrogenada.
Outrossim, as ligações insaturadas da manteiga de cacau possuem propriedades que auxiliam a eliminar radicais livres do organismo, sendo um chocolate mais saudável. A gordura hidrogenada é adicionada para elevar a temperatura que o chocolate derrete, mantendo ele sólido a mais de 30 graus celsius facilmente.
Do mesmo modo, a temperatura de preparo é feita em equipamentos de grande tecnologia que fazem com que esse chocolate proporcione maior brilho para os chocolatiers transformarem e resultar em bombons, ovos de páscoa, entre outros, visto que a temperatura é elemento fundamental no preparo de chocolates.
Este chocolate é consumido por empresas que prezam por qualidade e então dão preferência pela utilização de chocolate belga em seus produtos. Segundo a Anvisa, o chocolate necessita ter no mínimo 25 % de cacau em sua composição, e isso consiste no fato de que produtos a base de cacau com teores menores não podem ser comercializados como chocolate.
Empresas que utilizam chocolate belga
No Brasil e no mundo, chocolate belga é sinônimo de qualidade e também de sofisticação. Empresas que utilizam chocolate Callebaut fornecem produtos com alto valor agregado, sendo produtos por vezes mais sofisticados e mais caros no mercado. Além disso, existem outras marcas conhecidas de chocolates belga, como Belcolade e Guylian.
As empresas que dizem utilizar chocolate belga em sua composição provavelmente utilizam o chocolate Callebaut, e isso significa que serão produtos mais especializados, saborosos e que não serão comercializados em qualquer lugar. Além disso, compra de produtos dessa chocolateria belga pode ser feita por encomenda a partir de importação de seus produtos.
Algumas empresas no Brasil podem beneficiar o chocolate da mesma forma, sem acrescentar produtos, mantendo a integridade do chocolate. Porém, a maioria delas acabam investindo em aplicar certa quantidade de gorduras vegetais hidrogenadas a fim de baratear os custos também.
Empresas de chocolates belga no Brasil comercializam bombons como os da marca Hamlet, Jacques, Luckau, Haoma, entre outros. São produtos um pouco mais exclusivos e com preços relativamente altos.
Exclusividade e produção do chocolate belga
O chocolate é produzido em zonas tropicais e em pequenas propriedades, por este motivo são produtos mais caros, pois muitas vezes não são produzidos e cultivados em grande quantidade. Isso ocorre devido às condições ideais para o desenvolvimento do cacaueiro. Do mesmo modo a pequena produção garante menores impactos ambientais e traz muitos benefícios em aspectos socioeconômicos da produção de cacau.
O chocolate produzido a partir de plantações belgas também é livre de acréscimo de insumos e defensivos agrícolas, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, espécies e até para o consumo humano. Estes aspectos são extremamente benéficos e valorizam mais ainda o produto das empresas como a Callebaut.
Uma grande tendência dos consumos de chocolates língua de gato são provenientes de chocolates belga, e muitos outros que utilizam o brilho próprio dos chocolates belga para fazer bombons personalizados e com muito requinte.
Outros benefícios do chocolate belga
Por ser muito mais puro, e produzido de forma a manter as propriedades do chocolate podem trazer benefícios para a ansiedade. É comprovado que o chocolate, quando misturado ao café reduz os efeitos de ansiedade e melhora a concentração, tornando o café ainda melhor. Alguns experimentos foram realizados comprovando os efeitos benéficos do chocolate e do cacau para a saúde.
Melhor chocolate do mundo
O chocolate belga é considerado o melhor chocolate do mundo, e isso é verdade em partes, sendo que os chocolates suíços também são de grande qualidade. A experiência das empresas belgas como a Callebaut auxilia a manter estas empresas nessa qualidade de melhores do mundo.
O chocolate belga só pode ser produzido na Bélgica, e deve ser exportado para outros países que utilizam a matéria prima para produção de doces, bombons, tortas, entre outros. Assim, muitos chocolates no Brasil possuem pureza semelhante ou até mesmo superior que alguns chocolates belga, porém são chocolates brasileiros e não belgas.
Então há diferenças entre o chocolate com grandes teores de cacau e o chocolate belga. Porém, em termos de qualidade, o chocolate Callebaut é bom e muito saboroso.