Nós sabemos que não é aconselhável deixar o seu cãozinho ingerir o chocolate que comemos, vinco do cacau. Assim como diversos outros alimentos, o chocolate convencional é prejudicial a saúde do animal. Portanto, não devemos dar chocolate para cachorro, mesmo que eles sejam apaixonados pelo alimento.
O chocolate possui, além de muitas gorduras que podem ser prejudiciais ao fígado do cão, a substância teobromina encontrada no alimento age diretamente no sistema nervoso central, e além de viciar o animal no alimento ainda prejudica o funcionamento do cérebro. Isso é um grande perigo para os pets.
Ao ingerir chocolate os cães podem apresentar sintomas como fadiga devido ao coração apresentar arritmias e em alguns casos até mesmo tremores e convulsões. Além disso pode provocar crises alérgicas e pôr em risco a vida do seu animalzinho. Depois de saber disso você com certeza vai pensar duas vezes antes de pôr a vida do seu pet em risco. Mas calma, para deixar o seu animalzinho feliz você pode comprar o chocolate feito especialmente para cães!
O que é chocolate para cachorro?
Para quem adora fazer um agrado ao seu filhote de quatro patas na páscoa, você pode encontrar em Pet Shops o chamado chocolate específico para cachorros, você sabia disso?
Sim! Há um chocolate feito especialmente para o seu cão consumir e que não lhe causa problemas de saúde. O chocolate para o seu cãozinho não possui essas substâncias indesejadas pois é feito à base de soja, mas o sabor é de chocolate. Logo não há em sua composição cacau, nem açúcares, e também são livres de lactose, pois os cães ficam intolerantes com o passar do tempo.
Sendo assim o chocolate para cachorro não é o mesmo chocolate que nós estamos acostumados a consumir. Esse chocolate, apesar de ter sabor e aroma muito semelhante ao original, é feito apenas com alimentos benéficos à saúde do seu cão e com acréscimo de vitaminas e suplementos para a boa nutrição do pet.
Como são encontrados os chocolates feitos especialmente para os cãezinhos?
Esses chocolates são encontrados em pet shops e são feitos em forma de petiscos para serem oferecidos aos cães. Eles podem ser utilizados no adestramento dos animais uma vez que imitam perfeitamente um dos sabores mais deliciosos para os nossos bichinhos de estimação. Assim, você pode oferecer ao seu cão um alimento saboroso e também saudável, sem medo de deixar o bichinho doente.
Esse cuidado é importante porque assim como crianças que trocam os alimentos saudáveis e nutritivos por guloseimas, os cães também preferem alimentos saborosos e mais doces. Sendo assim, com produtos que agradam ao paladar dos animais e ao mesmo tempo não são guloseimas que os prejudicam, podem ser dados à vontade e com tranquilidade por seus donos. Assim o animal fica feliz e satisfeito ao mesmo tempo que garantimos a sua saúde.
Por que foi desenvolvido o chocolate para cães?
O aumento do número de procura por atendimento clínico para animais que sofreram intoxicações com o chocolate nos feriados de Páscoa é alarmante. Em datas comemorativas e festivas o chocolate é sempre uma iguaria presente, e no feriado de Páscoa, muitos donos desavisados presenteavam inclusive seus pets com chocolates. Após o cão apresentar sérios sintomas como:
- Vômitos;
- Taquicardia;
- Diarréia;
- Convulsões;
Os donos então procuravam auxílio médico veterinário. Para os médicos veterinários já era esperada a causa dos sintomas, mas para muitos donos ainda era uma surpresa. Logo começou a ser divulgado e difundido entre os tutores dos animais que é proibido fornecer o chocolate ao seu animal.
O problema é que os cães querem comer o mesmo que comemos. E o chocolate possui aroma, textura e sabor deliciosos. Apesar disso o animalzinho não tem consciência do quanto aquilo pode ser prejudicial à sua saúde e acaba pedindo uma provinha ao seu dono.
Para que o dono não se sinta culpado de negar o chocolate ao seu cão foi desenvolvido o petisco sabor chocolate. Assim, ao invés de fornecer o chocolate que possui a teobromina, um veneno para o organismo animal, o tutor do pet lhe oferece os petiscos e deixa o seu animal satisfeito na Páscoa.
Quais as consequências de oferecer chocolate para cachorro?
Porém, as consequências de se ministrar o chocolate de cacau para os pets podem prejudicar a sua vida até depois da fase adulta. Como sabemos, o cérebro e o sistema nervoso central são regiões muito sensíveis e se afetadas não se regeneram.
Qualquer dano causado pode prejudicar o bom funcionamento do organismo do animal para o resto de sua vida. Além de afetar coordenação motora, pode afetar equilíbrio, visão e até a capacidade de deglutição, o que também pode ser consequência das convulsões provocadas pela substância.
Outrossim, cães também podem sofrer de diabetes, hipertensão, obesidade e decorrentes problemas na coluna devido a má alimentação e ingestão de doces. Assim como crianças em fase de desenvolvimento, o seu pet necessita de uma boa alimentação, controlada e nutritiva. Desta forma os petiscos sabor chocolate especiais para cães são uma excelente opção.
Prevenção e tratamento
A prevenção consiste em não oferecer e deixar o chocolate fora do alcance de seu animal de estimação. Quanto maior a quantidade de chocolates ingerida, maior pode ser a intoxicação e levar o animal a um quadro clínico grave. O tratamento é realizado em resposta aos sintomas que o cão apresentar.
Desta forma são ministrados medicamentos para sanar o vômito, diarreia, e calmantes para a taquicardia ou anticonvulsivos se for o caso. Bem como devem ser realizados exames e análises de sanguíneas conferindo as taxas de glicose presentes no sangue do cão.
Outros petiscos para o seu cãozinho
Outra iguaria que o seu animalzinho com certeza ama, e você pode oferecer ao invés do chocolate, são petiscos de sabor carne. Lembrando que ao alimentar o seu animalzinho com carne e outros tipos de alimentos que não sejam a ração você deve oferecer cozidos e sem sal ou gorduras, pois a alimentação natural deve ser priorizada. Portanto os petiscos podem ser chocolate para cachorro ou sabor de carnes e vegetais deliciosos que deixarão seu pet feliz.