O cacau hoje é utilizado para fazer grande parte dos chocolates mais incríveis do mundo. No entanto, com o passar dos anos, muitos acabaram percebendo que nem sempre ele a melhor opção. Pensando nisso, muitos nutricionistas e confeiteiros trocaram o cacau por outro componente em seus produtos, a alfarroba. Portanto, sendo um excelente substituto, dando origem ao chocolate de alfarroba. Ficou curioso? Veja mais sobre a alfarroba e seu chocolate.
O que é alfarroba?
Alfarroba é uma vargem derivada da alfarrobeira que apresenta diversos valores nutritivos para o corpo humano, normalmente sendo usado em dietas mais restritas. Na produção do chocolate de alfarroba, essa vargem leguminosa é precisa passar por um processo para se tornar um pó, assim sendo possível fazer diversas receitas incrivelmente deliciosas.
Segundo muitos nutricionistas, esse alfarroba é muito semelhante ao próprio pó de cacau, principal componente para que a versão tradicional seja feita. Todavia, o pó de alfarrobo, especialmente quando comparado ao cacau, apresenta melhores propriedades em questões de macro e micronutrientes.
Ao que tudo indica, a alfarroba já existe a cerca de 5000 anos, assim sendo uma vargem utilizada ao longo de diversos séculos. Contudo, o chocolate de alfarroba apresentou seus primeiros indícios apenas no século XVIII, sendo um substituto para os fabricantes que não tinham acesso direito ao cacau.
Apesar de sua rica história, a alfarroba só começou a ser realmente conhecido nos últimos anos, normalmente sendo uma versão genérica e, muitas vezes, mais baratas que da tradicional. Em alguns casos, as pessoas acabam nem notando a diferença entre os dois, embora os indivíduos que já consomem chocolate com mais frequência consigam fazer uma distinção quase que imediata.
Como é feito?
Em questões industriais, o chocolate de alfarroba é feito de forma muito parecido com a verão de cacau. Contudo, alguns ingredientes acabam sendo modificados para atender necessidades ganhas ou perdidas com a adesão da alfarroba no processo.
Em especial, podemos citar o açúcar industrial, algo que era muito comum de ser usado em altas quantidades no chocolate tradicional para retirar o gosto amargo do cacau. Mesmo assim, vale ressaltar que muitas pessoas gostam de chocolate mais amargo, atualmente sendo um dos mais vendidos.
Para que a produção possa ocorrer, a alfarroba precisa, como já foi explicado, transformada em pó. Em seguida, ele é aquecido até que se forme o chocolate, já estando pronto para ser usado em outros produtos. Todavia, algumas empresas colocam uvas-passas ou cereais ainda no processo principal de produção, sempre de modo a valorizar o produto, geralmente sendo algo que fabricantes de barras de chocolate fazem.
Após todo esse processo feito, o chocolate de alfarroba pode ser utilizado para fazer diversas bebidas achocolatas, algo muito comum de serem tomados em datas comemorativas. Em especial, no natal e na pascoa, épocas em que as pessoas mais consomem o chocolate.
Propriedades do chocolate de alfarroba
O chocolate de alfarroba apresenta diversas vantagens para o corpo humano, principalmente por seus alto número de vitaminas e minerais. Para ser mais específico, o chocolate de alfarroba contem vitaminas A, B1 e B2. Já nos minerais, podemo citar o cálcio, magnésio, ferro e potássio como destaques desse delicioso alimento adocicado.
Além disso, diferente da versão tradicional, o chocolate de alfarroba não contem nenhum estimulante que seja prejudicial à saúde. No caso do cacau, é possível achar uma grande quantidade de cafeína que, de acordo com diversas pesquisas, pode promover a dependência do produto. Vale lembrar que a cafeína é considerada uma droga licita, normalmente sendo achada no café e em diversos chocolates.
Já em questões funcionais, o chocolate de alfarroba contem uma boa quantidade de fibras alimentares, grande responsável por regular o processo de digestão. Todavia, a alta ingestão dessas fibras pode causar prisão de ventre e, em caso mais extremos, fortes dores abdominais.
Portanto, recomendamos o consumo moderado, sempre checando a quantidade de fibras, geralmente sendo recomendado quantidades entre 25 e 35 gramas de fibra alimentar por dia para um individuo que não apresenta problemas de saúde relacionados a digestão.
Benefícios
Como já foi mostrado, o chocolate de alfarroba apresenta diversos nutrientes e minerais. Contudo, poucas pessoas sabem se isso realmente é eficaz e faz diferença na nossa vida.
Segundo diversos nutricionistas, o chocolate de alfarroba, quando engerido em pequenas quantidades, pode ajudar na proteção do nosso corpo. No caso, melhorando o sistema imunológico. Já, por outro lado, o chocolate de alfarroba também ajuda na redução do LDL – conhecido popularmente como colesterol ruim.
Na dieta, o chocolate de alfarroba acaba se encaixando muito bem, normalmente apresentando até alguns benefícios extras. Atualmente, diversos nutricionistas recomendam o uso desse chocolate para pessoas que precisam perder peso, mas não querem deixar de comer esse delicioso doce. Em especial, devido o seu baixo número de calorias e um menor teor de gorduras na totalidade, assim possibilitando uma ingestão mais saudável quando comparado a outros chocolates.
Além de todas essas vantagens, o chocolate de alfarroba é uma excelente opção para quem tem alergia a algum componente da versão tradicional desse alimento, normalmente sendo muito comum que as pessoas apresentem problemas com a cafeiná. Nesse caso, esses indivíduos teriam uma opção muito semelhante e saudável do chocolate.
Chocolate de alfarroba ou cacau?
Bem, essa é uma pergunta muito mais uma questão de escolha. Para muitas pessoas, o cacau é um componente extremamente indispensável, mesmo que ainda tenha outras opções. Nesses casos, os indivíduos realmente terão dificuldades em se acostumar com o chocolate de alfarroba. Vale lembrar que, embora seja muito parecido, o chocolate de alfarroba ainda apresenta um gosto diferente quando comparo ao tradicional.
Já para os indivíduos que preferem uma versão mais saudável, o chocolate de alfarroba é uma excelente opção. Em especial, caso você esteja em uma dieta muito restritiva. Nesses casos, a versão de alfarroba poderia se caixa devido não apresentar tantas calorias ou gorduras. É importante ressaltar que nem todas às vezes isso será possível de ser feito, sempre sendo recomendado uma visita a um médico ou, caso seja especificamente para fins de dieta, a um profissional da nutrição.
Considerações finais
Em suma, chocolate de alfarroba é uma versão incrivelmente deliciosa desse doce, podendo apresentar diversas vantagens estéticas e, especialmente, para saúde. Portanto, sendo um substituto que realmente pode fazer sentido para muitas pessoas, geralmente servindo para as mesmas receitas que o chocolate convencional engloba.