História e características do chocolate italiano

Quando falamos de comida italiana é natural que pensemos em massa, pois a culinária italiana é mundialmente conhecida pela qualidade de seus pratos com massa. Contudo, o que talvez muitos não saibam e se surpreendam é que chocolate italiano é respeitado em todo o mundo. A produção não se destaca apenas em número, mas também em qualidade.

Neste post do Amo Chocolate vamos apresentar os principais chocolates italianos, as características de cada um e o pouco da história dessas marcas, o processo de criação.

Já ouviu falar do chocolate italiano, mas nunca teve a oportunidade de experimentar ou saber mais a respeito? Está indo passar as férias na Itália, viajar a trabalho ou fazer um intercâmbio? É uma ótima oportunidade de conhecer quais são as principais marcas para que possa acertar na sua escolha e se deleitar com as maravilhas de sabores e sensações do chocolate italiano.

Para saber mais a respeito desse tipo de chocolate, suas características, história e outras curiosidades, basta prosseguir na leitura.

Confira!

Chocolate italiano: Baci

O Baci, que significa “beijo” é um chocolate italiano da marca Perugia, talvez a marca de chocolate italiano mais popular internacionalmente. Ele é mais inclinado ao amargo, mas tem um recheio cremoso e uma avelã inteira.

O nome da Perugia é inspirado na cidade em que a fábrica e o doce foram desenvolvidos. A história começa em 1907 quando Luisa Spagnolli abre sua loja de confetes. Por alguns anos, conseguiu manter o seu pequeno empreendimento, mas em 1922 se viu em uma grande e deliciosa descoberta: misturar avelãs picadas e chocolate derretido.

O nome dessa invenção foi inicialmente chamada de “Cazzoto”, devido ao formato do  chocolate de fato parecer um punho cerrado. “Cazzoto” em italiano significa “Soco” e sem dúvida não fazia bem para a freguesia perguntar quando chegaria o seu soco. Embora rendesse risadas.

Foi o sócio de Spagnolli, Giovanni Buitoni, que teve o bom senso de concluir que não ficava bem uma delícia como aquela receber esse nome e que merecia um título mais delicado. Por isso pensou em Baci, “beijo” para nomear o doce.

O curioso que esse nome logo se tornou símbolo do romance secreto que teria com a sua sócia. Esse romance contribuiu muito para a história do chocolate italiano, não só pela parceria ter rendido o chocolate mundialmente famoso, mas por ter criado pequenas tradições que sem dúvida colaboraram muito pela popularização do chocolate italiano.

Anos mais tarde, um diretor da Perugia decidiu incluir em cada Baci um bilhete com mensagens românticas, inspirado no romance secreto dos sócios fundadores da empresa. Diz-se que, para se comunicarem, o casal enviava bilhetes amorosos semelhantes dentro do chocolate.

Atualmente

Hoje a perugia faz parte do grupo Nestlé e quem for visitar a famosa cidade italiana pode visitar a fábrica de chocolate e experimentar a degustação de chocolates. A regra é “coma o quanto puder”. Tentador, não?

No nosso país não é tão fácil encontrar esse chocolate italiano. Em São Paulo, fica disponível em algumas lojas importadoras e pontos de venda como no Shopping Cidade Jardim e Morumbi Shopping. Mas claro que há canais de venda na internet com muitos Bacis para distribuir.

Chocolate italiano: Novi

É uma das marcas de chocolate italiano mais populares na Itália, se não for a mais popular. Ela domina 20% do mercado de chocolate produzindo anualmente 200 milhões de unidades por ano.

Os chocolates Novi podem ser encontrados ao leite, branco, em barras, com nozes, castanhas, enfim, há uma variedade admirável de sabores. Considerando que a marca existe desde 1903 é notável que sabe o que deve fazer para agradar os clientes.

Os produtos Novi são produzidos ao norte da Itália, na região conhecida como Piemonte. Região famosa pela produção de irresistíveis cremes de avelã feitos com frutos cultivados no próprio local.

Procurando por prestigiado, tradicional e requintado chocolate italiano, a marca Novi certamente irá atender a sua procura.

Chocolate italiano: Gobino

O chocolate Gobino abre um capítulo a parte na história do chocolate italiano: a cidade de Turim. Há relatos que apontam que foi na cidade italiana de Turim que o chocolate foi transformado em uma bebida pela primeira vez na história, isto no final do século XVIII. Uma amostra de como essa cidade tem uma forte ligação e predileção por essa maravilha de doce.

Quem for visitar essa cidade que fica ao norte da Itália, verá que suas principais avenidas e praças ostentam diversas chocolaterias.

A marca Gobino despontou no mercado italiano para ganhar o mundo em 1867, sendo uma das mais antigas da Itália. O chocolatier Guido Gobino ficou famoso por produzir chocolates luxuosos que fazia de maneira artesanal.

Os chocolates Gobino têm como característica misturar avelãs cultivadas no local de produção e misturar com o sabor irresistível do chocolate.

Adora avelã? Adora chocolate? Com certeza o chocolate Gobino é o chocolate italiano que está procurando.

Chocolate italiano

Chocolate italiano: Streglio

A Streglio faz chocolates finos desde 1924. Seu chocolate se utiliza do cacau do Equador e da Venezuela. A inovação sempre fez parte da cultura da marca. Antenada com as grandes questões de seu tempo e o espírito de seus consumidores foi uma das primeiras fabricantes a investir em uma linha de chocolates veganos.

São chocolates que não contam com nenhum ingrediente de origem animal. Por enquanto, a Streglio ainda não tem presença em pontos de venda no Brasil. Mas como esse mercado vegano aumenta cada vez mais não só aqui como no mundo todo, é bem capaz que essa linha seja a porta de entrada da marca no país nos próximos anos. A conferir. Fique atento.

Chocolate italiano: Venchi

Outra ótima opção de chocolate italiano para quem curti avelã. Os chocolates Venchis utilizam avelãs inteiras em meio aos chocolates e até mesmo na versão em creme.

Também está localizada na região de Piemonte. Iniciou seus trabalhos na capital do chocolate italiano, Turim, em 1878.

Esse chocolate italiano, boa notícia para os brasileiros, pode ser encontrada em pontos comerciais em nosso país. Mas novamente restrito a lojas importadoras e em alguns sites.

Gostou deste conteúdo sobre chocolate italiano? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *