Acredite, já inventaram o chocolate sem lactose e ele pode te surpreender. Com características próprias e bem diferentes do que comumente é visto em termos de chocolate, esse tem um sabor distinto.
Além disso, é pensando na possibilidade de que qualquer um pode aproveitar o chocolate sem lactose que ele foi inventado. Diferente do chocolate belga, esse tipo de chocolate pode apresentar um sabor mais amargo. Isso não quer dizer que ele seja ruim ou pouco macio e saboroso, certo?
Logo, conheça hoje as características desse chocolate tão diferente.
O que é chocolate sem lactose?
Caso você ainda não saiba exatamente o que é o chocolate sem lactose, não se preocupe. Acontece que esse é um tipo especial de chocolate que não vai leite ou derivados dele. É feito e pensando especialmente para alguns tipos de pessoa.
Exatamente por isso que somente algumas marcas apresentam esse chocolate em específico. Além do mais, esse produto também é um pouco mais difícil de ser encontrado. Mas nada que não possa ser encontrado em época de Páscoa, por exemplo.
Dessa maneira, não hesite em prestigiar uma pessoa amada com o chocolate sem lactose. Ele é muito gostoso e existe para ajudar a balancear uma dieta mais restrita.
O chocolate é bem equilibrado e não tem altos níveis de açúcar. Logo, o seu sabor é mais diferenciado que os demais, o que pode ser um tanto quanto exótico para alguns.
Essa iguaria é pensada justamente para pessoas que não podem comer o doce por si só. Aliás, não apenas que não podem comer esse tipo de chocolate, mas aquelas pessoas que apresentam uma restrição alimentar específica. Isto porque o doce é tão gostoso que é até injusto que algumas pessoas vivam sem experimentá-lo, certo?
Para quem é feito o chocolate?
Como já dito anteriormente, o chocolate sem lactose é pensado para um grupo específico de pessoas. Esse grupo deve ter uma dieta balanceada e sua alimentação é bastante restrita. Ainda mais nos dias atuais em que basicamente todo alimento recebe uma certa quantidade de lactose e glúten.
Para aqueles que não sabem muito bem do que se trata a lactose, ela é basicamente algo que existe no leite e seus derivados. Desse modo, algumas pessoas não conseguem ingerir alimentos que incluem esse princípio, porque possuem alergias ou dietas restritas por outros motivos.
Basicamente, o motivo principal é a saúde e o fato de que a intolerância a lactose é algo que limita, e muito, a vida de algumas pessoas. Para que elas possam ingerir alimentos com lactose sem maiores problemas, é preciso que elas supram isso com vitaminas específicas. Infelizmente essas vitaminas são extremamente caras e a grande maioria não pode arcar com esses custos diariamente.
Então, a dieta se torna mais restrita uma vez que o custo de se ingerir lactose é extremamente elevado. Tendo em vista esse conceito, o chocolate sem lactose é uma solução genuína e muito prática para a intolerância ao leite e seus derivados.
Pense você em nunca poder aproveitar direito os doces porque a maioria tem lactose em sua composição. Seria extremamente chato nunca mais tomar um chocolate quente, certo? Ou então comer um delicioso bolo, torta e diversos outras iguarias que possuem chocolate por conta de um ingrediente… Seria bem chato, certo?
As pessoas com intolerância a lactose passam por isso diariamente e é exatamente por isso que o chocolate sem lactose é tão importante. Contudo, não pense que ele é ruim só por conta dessa característica em específico. Isso seria pré-julgar o doce sem informação alguma.
A composição do chocolate sem lactose
É certo que o leite e a manteiga oferecem maior maciez ao produto. Além disso, são eles os responsáveis por fazer com que ele derreta melhor. Por isso que dentre os três tipos principais de chocolate, o ao leite seja o mais famoso.
O chocolate sem lactose, por outro lado, não pode oferecer esse produto. Então como ele garante a maciez? Porque sim, ele não é menos macio por conta da falta desse ingrediente.
A realidade é que o óleo de coco é utilizado para realçar e garantir a maciez do produto. É preciso, então, esclarecer que muitos chocolates com lactose também usam do óleo de coco. No entanto, nesse caso do chocolate sem lactose, a maciez do produto depende exclusivamente desse óleo e não como uma medida a mais.
Além do mais, o sabor do cacau é mais forte no chocolate sem lactose. Isto ocorre porque o cacau geralmente é diluído com o leite e seus derivados, o que não pode ocorrer nesse produto em específico. Desse modo, o sabor fica mais próximo do chocolate amargo.
Infelizmente o chocolate sem lactose não apresenta outras versões. Os chocolates belga, suíço ou peruano não apresentam quase nenhuma variação. No entanto, ainda é possível que as pessoas apreciem a iguaria que é esse produto, mesmo que não seja através desses outros.
Marcas para experimentar
Algumas marcas como a Garoto e a Talento investem minimamente em chocolate sem lactose. Porém, a linha é muito restrita e quase não se encontra em lojas pequenas esse tipo de produto específico. Apenas em grandes supermercados ou lojas de alimentos saudáveis é que se encontra uma variedade maior desse doce, sem restrição.
Dessa maneira, algumas marcas acabam se destacando entre as demais para que você experimente esse delicioso e diferente doce. A Svili, a Vitao, a Choco Soy Gourmet, a Divine e a Only 4 são apenas algumas das marcas que comercializam o doce sem lactose. Ainda que poucas, são as marcas que melhor apresentam o chocolate e oferecem algo saboroso.
A diferença de sabor não é tão gritante quanto costumam imaginar. A maior diferença mesmo se encontra no preço, que é um pouco mais elevado. Enquanto barras de chocolate com lactose são encontradas a R$ 5, as do sem lactose chegam a custar R$ 8.
Essa diferença de dinheiro é mínima perto do que os intolerantes teriam que pagar nas vitaminas para conseguir comer o chocolate com lactose. Dessa maneira, o chocolate sem lactose é uma opção viável e saborosa para muitas pessoas. Além de ser muito mais barata para poderem aproveitar tal iguaria sem culpa.