Os brasileiros amam chocolate! Mesmo ele sendo mais consumido na época da Pascoa, esse doce é considerado atualmente como o predileto do país. De acordo com órgãos competentes, o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolate do mundo e o quarto maior consumidor. Hoje você vai conhecer alguns tipos de chocolate que são mais consumidos no país.
Especialistas afirmam que um dos motivos para que o consumo de chocolate aumente é o crescimento da economia na classe C, D e E. Hoje o Brasil possui indústrias que produzem chocolates e exportam inclusive.
O setor acredita que o consumo ao longo dos anos vai triplicar, e isso são previsões excelentes para a economia.
Como os chocolates são feitos?
Antes do chocolate virar esse doce, as amêndoas extraídas do cacau passam por um processo complexo industrial. A seguir você acompanha todos os processos, acompanhe:
1 – Retirada das amêndoas
A produção do chocolate se inicia com a retirada das amêndoas de dentro do cacau. São essas sementes que dão origem a matéria prima desse doce. Cada fruta do cacau contém de 20 a 50 sementes, cheias de gordura e água. Por conterem água, essas sementes passam por um processo de secagem no sol por até oito horas aproximadamente.
2 – Ensacamento das amêndoas
Essas amêndoas depois de secas serão levadas para a indústria para serem usadas na produção do chocolate. A primeira fase é chamada de torrefação que é onde através do aquecimento se eliminam os focos de umidade, surgindo então o aroma do cacau. Essas sementes então são resfriadas em seguida, indo para um triturador na sequência, que tem a função de tirar a casca.
3 – Moagem das amêndoas
Nessa etapa, as amêndoas são moídas e picadas. Por ser uma fruta com um teor de gordura muito grande, o produto dessa moagem é uma massa perfumada e bem pastosa. Essa massa é a base para a produção dos chocolates de diferentes tipos.
4 – Processo de prensagem
Essa massa obtida é passada em uma máquina que fara a prensagem, separando-a em dois produtos. O primeiro produto é a famosa manteiga de cacau e o segundo produto é a torta de cacau, um bolo que esfarela. Parte desse bolo enfarinhado é dissolvido e acrescido de açúcar, daí resulta o chocolate em pó. A outra parte desse produto é resfriada para ser produzido os tabletes de chocolate.
5 – Fase das diferenças entre os produtos
Essa fase é quando ocorre a diferenciação dos doces obtidos. O chocolate preto é produzido quando a torta e a manteiga são misturadas ao açúcar e leite, a partir disso forma-se a massa de chocolate tradicional. Para se obter o chocolate meio amargo, não se deve adicionar o leite, para o chocolate branco os ingredientes são apenas a manteiga de cacau, o leite e o açúcar.
6 – Refinamento da massa
Essa massa obtida é refinada nos cilindros de refinação. Nesse processo, os cristais de açúcar são quebrados e triturados em partículas microscópicas. Esse processo deixe o chocolate mais macio e gostoso de comer. É justamente esse processo que dá a fineza do chocolate e o diferencia dos outros chocolates. Os tipos de chocolate mais caros possuem uma fineza diferente dos mais baratos e por isso são mais cobiçados entre os consumidores.
7 – Movimento da massa com os agitadores
Aparelhos chamados de agitadores fazem essa massa permanecer em movimento, ou seja, retira a umidade e acidez do doce.
Em seguida, esse chocolate é submetido a diversas temperaturas para que essa manteiga de cacau se cristalize. Isso é necessário para que seja possível moldar esse chocolate.
8 – Moldagem da massa
Nesse passo o chocolate é colocado em formas para que receba o aspecto desejado. Quando esse chocolate é crocante, são adicionadas amêndoas, castanhas ou flocos de arroz. Em seguida, esse chocolate é resfriado e quando ficarem sólidos podem ser embalados e consumidos.
Conheça os 7 tipos de chocolate mais consumidos no Brasil
1 – Primeiro lugar: Mondelez
A empresa Mondelez lidera o mercado de vendas de ovos de Páscoa no país, há muito tempo. Mas, esses números não param por aí, dona de marcas como Bis, Diamante Negro e Sonho de Valsa, essa empresa está sempre no topo do ranking dos maiores setores alimentícios. A Mondelez ocupa hoje a divisão de guloseimas de duas gigantes que se fundiram recentemente, Heinz e Kraft Food.
Isso significa que ela detém aproximadamente 32,3% do mercado de chocolate no país. Não é à toa que ela ocupa a primeira posição isoladamente.
2 – Segundo lugar: A gigante Garoto
Quem nunca saboreou um chocolate Batom ou um bombom Serenata de Amor? Esses dois chocolates são os mais vendidos do país e pertencem a gigante Garoto, que ocupa com méritos o segundo lugar, com uma participação de 22,8% no mercado.
Recentemente a empresa foi comprada pela Nestlé no ano de 2002
3 – Terceiro lugar: Nestlé
A Nestlé não fica tão atrás da Garoto quando o assunto são os tipos de chocolate mais consumidos no país. Aliás, em 2010 ela possuía uma das maiores fatias do setor, cerca de 40%.
Porém, esse número não se manteve e com o surgimento de novas marcas, ela deixou de ser a dona dessa posição e ocupa hoje o terceiro lugar com uma participação de 21,1% apenas do mercado. Os chocolates Nestlé mais consumidos são Kit Kat, Talento, Suflair e Alpino.
4 – Quarto lugar: Hershey’s
A empresa americana Hershey’s começou a importar chocolates para o Brasil apenas em 1998, mas foi em 2001 que ela começou a fabricar esses chocolates.
Hoje ela é a dona absoluta do quarto lugar com 3,9% do mercado. Número bem expressivo para uma gigante que ainda está ganhando terreno.
5 – Quinto lugar: Mars
A produção de chocolates pela Mars começou a acontecer apenas na década de 90. O Twix, M&Ms e Snickers são os chocolates mais vendidos da marca, ocupando os 2,7% do mercado de chocolate do país.
6 – Sexto lugar: Arcor
A Arcor ocupa o sexto lugar entre os tipos de chocolate mais vendidos no país. Os números chegam a 2,5% do mercado, mesmo tendo marcas sólidas de vendas como Moranguinho, Ben 10, Twister e Tortuguita.
7 – Sétimo lugar: Ferrero Rocher do Brasil
A Ferrero Rocher está no Brasil desde 1994 e é a dona de chocolates consumidos em larga escala como a Nutella. Sua parcela ocupa uma marca de 1,9% no mercado de chocolates do país.
Conhecer os diferentes tipos de chocolate possibilita que você possa escolher o que realmente agrada o seu paladar.