Produzido a partir dos grãos do cacau rubi, o chocolate vermelho é a nova sensação para os chocólatras de plantão. Depois dos chocolates mais tradicionais como o ao leite, o branco, esse chocolate é uma novidade no setor. Conheça mais sobre essa novidade e como ele é produzido.
Que o chocolate possui componentes que fazem bem a nossa saúde, isso não é novidade para ninguém. Agora já pensou um chocolate de cor vermelha e que ainda traz diferentes benefícios igual aos tradicionais.
Pois é, esse chocolate existe e foi apresentado por uma das maiores empresas produtoras de chocolate do mundo, o nome dela é Barry Callebaut.
Esse chocolate surgiu depois de anos de pesquisa, onde a empresa conseguiu extrair a cor vermelha desses grãos de maneira natural. Isso é incrível, pois a produção desses chocolates se dá de forma completamente natural, ou seja, não existe nenhuma adição de corantes.
Mas, será que esse chocolate vermelho vai chegar rápido nas prateleiras do mercado? Logo mais, você vai descobrir como é feita a sua produção e a probabilidade dele se tornar mais popular.
Inovações da poderosa Barry Callebaut
Famosa por principalmente inovar nesse mercado dos chocolates, a Barry Callebaut é uma empresa que está sempre surpreendendo os seus clientes no mundo todo.
Em 2010 lançou um chocolate completamente inovador que não derretia nas mãos e ainda possuía menos calorias que os chocolates tradicionais.
Além de outras invenções excelentes como os chocolates probióticos que se administrados adequadamente só trazem benefícios a saúde e ao intestino. Também tem o chocolate Acticoa que faz bem ao coração, pois possui princípios ativos que melhoram a circulação e retardam o envelhecimento.
Depois de todos esses chocolates, ainda conseguiu inovar mais ainda lançando o chocolate vermelho. Não é à toa que ocupa uma das posições de liderança no ranking das que mais vendem chocolate.
O que é e como é produzido o chocolate vermelho?
O chocolate vermelho também é conhecido como chocolate rubi, esse nome faz referência a uma variedade de cacau que possui a cor vermelha. Provavelmente esse chocolate vai ocupar a quarta categoria de chocolates ao lado dos ao leite, branco e amargos.
Ainda existe muita discrição quando se fala desse novo tipo de chocolate, pois a Barry Callebaut ainda não divulgou dados oficiais de lançamento desse produto em outros lugares do mundo.
Por enquanto, a empresa de maneira voluntária patenteou apenas uma etapa de produção. Isso foi feito para que essa patente não seja adquirida pelos seus concorrentes quando ela expirar.
Esse processo de patente do chocolate vermelho é tão complexo, que poucos sabem sobre ele, inclusive alguns afirmam que ele se encontra fechado em um cofre a sete chaves.
Comercialização desse chocolate vermelho no mundo
As previsões para comercialização e utilização do chocolate vermelho são bem positivas, segundo as informações divulgadas pela Barry Callebaut. A ambição da empresa é notável em querer distribuir esse produto ao mundo.
Especialistas afirmam que o sabor desse chocolate é totalmente sedutor, pois traz a sensação de um chocolate mais natural, com um leve sabor frutado o que o diferencia dos outros tradicionais que já existem.
O paladar das pessoas está mudando e quanto mais próximo do natural melhor é, por isso que aqueles acrescidos de inúmeros aditivos, estão perdendo vendas.
Diversas pesquisas estão sendo realizadas para saber a opinião dos consumidores em relação ao chocolate vermelho.
Por exemplo, no Japão os consumidores aceitaram bem o sabor, já a China ainda vive um processo de descoberta, pois esse doce é algo novo para eles.
A grande preocupação da marca era em relação ao Reino Unido, pois os consumidores gostam de novidade e eles aceitaram muito bem.
A América do Norte é considerada a maior consumidora de chocolate do mundo, mas pesquisas indicam um declínio muito grande em relação ao consumo desse tipo de produto.
Por isso, as empresas de chocolate estão se unindo para criar um interesse maior do público em relação ao consumo de chocolate.
Um chocolate vermelho pode ser o estopim do sucesso e contribuir para a criação de um novo nicho de mercado.
Mas, essas informações por enquanto, são apenas especulações, é preciso aguardar novos desfechos e informações. Pois, ainda é muito cedo para afirmar com veemência o local exato que esse chocolate vai ocupar no mercado de consumo.
A empresa Barry Callebaut fornece atualmente uma grande quantidade de chocolate para a indústria de alimentos e também para confeitarias e confeiteiros famosos no mundo todo.
Ela não fornece esse produto diretamente aos consumidores finais. O contato com marcas já foi feito, agora é aguardar qual delas que irá patentear e começar a vender esse produto. O processo de patente não é tão rápido assim, então teremos que aguardar.
Os chocólatras de plantão terão que aguardar um pouco mais para experimentar esse chocolate vermelho.
Quais são os benefícios do chocolate vermelho?
Consumir chocolate faz bem para a saúde e não importa a cor que ele tem. Seja ele tradicional, branco ou vermelho, todos trazem benefícios importantes.
Confira alguns benefícios importantes para a saúde.
1 – Aumento das sensações de bem-estar
O chocolate vermelho aumenta a produção de componentes importantes no corpo chamados de endorfina e dopamina. Essas substâncias aumentam as sensações de bem-estar e relaxamento. Isso é excelente para quem está se sentindo triste e para baixo, que tal dar uma animada, comendo chocolate?
2 – Melhora a circulação sanguínea e o fluxo das artérias
Alguns estudos já afirmaram que o chocolate contribui para a melhora do fluxo sanguíneo. Isso é excelente para o sistema cardiovascular, pois diminui a possibilidade de formação de coágulos no sangue. Os níveis de colesterol ruim como o LDL também diminuem.
3 – Melhor a saúde do cérebro
Esses estudos ainda estão sendo realizados, mas especialistas afirmam que o consumo adequado de chocolate reduz os danos cerebrais que o AVC pode ter provocado. Isso acontece por causa de um componente chamado epicatequina que é encontrado no chocolate.
Esse componente protege as células do sistema nervoso, melhorando inclusive a capacidade do cérebro.
Para você comprovar todos esses benefícios, experimente o chocolate vermelho e proteja a sua saúde.