Quem nunca ouviu falar que chocolate dá espinha? Essa crença popular é dita há muito tempo, principalmente pelas mães e avós de plantão. Mas, será que essa informação é verdadeira? Contrariando as crenças, alguns especialistas afirmam que não é o chocolate que causa esses incômodos na pele. Vamos entender melhor como tudo isso funciona a seguir. Boa leitura!
O inconsciente coletivo ouviu tanto que o chocolate causa espinhas, que essa crença acabou s tornando até verdadeira. Mas será que uma coisa tem a ver com a outra?
Não é o que a maioria dos especialistas afirmam. Para eles, o chocolate possui substâncias antioxidantes que fazem muito bem para o organismo e principalmente para a pele.
Então de onde surgiu essa afirmação que o chocolate dá espinhas? Vamos entender melhor essa história e principalmente, qual a composição de cada tipo de chocolate.
Pois, para julgarmos alguma informação, precisamos pesquisar sobre ela primeiro.
O que são espinhas?
A acne é uma lesão causada na pele, devido ao acúmulo de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Esse excesso na produção de sebo, contribui para o aumento da oleosidade da pele e isso consequentemente, acarreta na obstrução dos poros e proliferação de bactérias. O resultado dessas ações é o surgimento dos cravos.
Quando esses cravos inflamam, são chamados então de espinhas. Essas espinhas e inflamações, recebem alguns graus de classificação.
Geralmente essa acne aparece mais na adolescência, fase em que ocorrem as principais transformações hormonais no corpo. Para algumas pessoas, as espinhas podem ser apenas um problema temporário, já para outras ela pode se estender pela vida toda.
Quando ela se estende pela vida toda é chamada de acne adulta. Procurar um dermatologista é o mais indicado para fazer o tratamento corretamente.
Não se pode dizer apenas que o chocolate dá espinha, existem muitos fatores causadores desse problema.
Afinal de contas, o chocolate dá espinhas?
Sinto muito lhe dizer e contrariando as informações da sua vovozinha, o chocolate não causa espinhas e nenhuma outra irritação na pele.
O ingrediente responsável pelo surgimento das acnes e espinhas na pele é o açúcar.
Esse açúcar inclusive, está presente nas barras de chocolate em quantidades absurdas. Seja na versão branca ou ao leite, ele sempre acaba sendo o protagonista desse doce.
Outro dado importante é que essas espinhas e acnes não vão surgir em todas as pessoas. Apenas aquelas que possuem uma tendência maior e um metabolismo propício para o seu surgimento é que terão na pele.
Tudo vai depender de como o organismo reage àquele alimento.
Se a pessoa tiver uma vida mais saudável, com uma alimentação mais equilibrada, o intestino funcionando regularmente, as acnes podem ser controladas com mais facilidade.
O mais importante é você optar pelo consumo de um chocolate que não contenha tantos aditivos, principalmente o açúcar.
As indústrias costumam retirar os flavonóis contidos no cacau e o substituem por açúcar. Isso acontece, porque esses flavonóis que dão o amargo do chocolate. Portanto, a dica é consumir os chocolates que possuem mais cacau.
Conheça os diferentes tipos de chocolates
Os chocolates são classificados de acordo com a quantidade de cacau e açúcar que recebem. Então, dependendo do tipo que você escolher, o chocolate dá espinha em algumas pessoas dependendo do metabolismo.
Os tipos de chocolate que encontraremos nas prateleiras dos mercados são:
1 – Chocolate amargo
Esse chocolate é excelente para a saúde humana. Ele é produzido com as próprias sementes do cacau. Inclusive a sua porcentagem de cacau é sempre acima de 70%. Não existe nem adição de leite e nem adição de açúcar na sua produção.
Por causa disso, consegue obter uma concentração bem maior de suas propriedades antioxidantes. Existem estudos e pesquisas inclusive, que afirmam que o consumo de até 40 gramas por dia desse alimento faz muito bem para a saúde, principalmente a da pele.
Você que está curioso então, em querer saber se o chocolate dá espinha, esse sem dúvidas é o mais indicado para o consumo.
2 – Chocolate meio amargo
O chocolate meio amargo é uma das opções mais baratas e mais saudáveis para o consumo. A sua composição também não leva leite e a quantidade de cacau varia entre 40 a 70%.
Existem muitas marcas no mercado, por isso ele é encontrado mais facilmente.
3 – Chocolate ao leite
Dos chocolates esse é sem dúvidas a pior escolha para a saúde. Na sua composição, o cacau não chega nem a 40%. Isso é péssimo para quem quer manter o corpo mais saudável.
Além disso, o açúcar e o leite são usados em grandes quantidades. É possível encontrar também outras substâncias como os aditivos e as gorduras hidrogenadas.
Para saber o tipo de produto que você está comprando, fique atento as informações contidas nas embalagens. Um alimento para ser considerado chocolate, deve haver no mínimo 25% de cacau.
Se a sua preocupação é se o chocolate dá espinha ou não. Fique atento, pois a sua atitude perante a escolha do alimento é importante também.
Se você escolhe um chocolate de qualidade inferior, ele sem dúvidas irá interferir na sua saúde. Portanto, de preferência aos mais saudáveis.
4 – Chocolate branco
Para alguns especialistas, esse alimento nem é considerado um chocolate. Porém para a legislação brasileira ele é, pois contém cacau em sua composição.
A sua composição é bem gordurosa, pois é basicamente leite, açúcar e manteiga de cacau. O açúcar inclusive, o grande vilão das espinhas e acnes, ocupam uma marca de 50% na composição deste alimento. É um número bem alto para quem quer ficar com o corpo mais saudável.
Além de tudo isso, o chocolate branco, não traz nenhum benefício para a saúde. Então, fique atento nas suas escolhas de chocolate. Esse por exemplo, não é o recomendado para a sua pele se manter mais bonita.
5 – Chocolate diet
O consumo de chocolate diet possui algumas ressalvas. Ele é mais indicado para as pessoas que tem diabetes. Apesar de não conter açúcar, esse tipo de chocolate possui um alto teor de gordura, além de outras químicas que mexem no sabor desse alimento.
Por isso, os especialistas afirmam que ele não é uma escolha muito saudável. Sendo recomendado apenas com moderação principalmente para quem sofre com essa doença.
Agora que você se o chocolate dá espinha ou não, escolha melhor os seus alimentos. Assim você não terá grandes problemas com doenças.