Chocolate amargo: conheça 7 benefícios para a saúde

Você sabia que, além de delicioso, o chocolate também pode fazer muito bem à saúde, inclusive, ajudar na perda de peso? Achou incrível? Mas é verdade! Várias pesquisas científicas já demonstraram o quanto o doce favorito da maior parte da população pode trazer benefícios ao organismo.

Mas, calma aí, tá bom? Isso não quer dizer que você vai poder sair por aí comendo todo os tipos de caixas de bombons sem culpa – pelo, menos não da variedade que você quiser.

De acordo com especialistas, os efeitos benéficos do chocolate dos quais estamos falando aqui valem somente para as versões amargas da iguaria, já que os chocolates tradicionais, geralmente, fabricados à base de leite, açúcar e gorduras, possuem menores quantidade de cacau, a principal matéria-prima do doce.

Sendo assim, consequentemente, estes tipos contêm menos benefícios ao corpo e, portanto, menos recomendados para consumo no dia a dia. O ideal mesmo é apostar no chocolate amargo, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje, e que é o mais indicado pelos médicos para trazer efeitos positivos à nossa saúde.

Quer saber quais são os benefícios do chocolate amargo? Então, não perca a leitura dos próximos parágrafos!

Chocolate Amargo dentro de um pote de vidro
Benefícios do Chocolate Amargo

O que é o chocolate amargo?

O chocolate amargo é aquele que contém 70% de teor de cacau ou mais em sua composição. Geralmente, ele é feito a partir de grãos de cacau torrados, sem leite e pouquíssimo açúcar.

Isto quer dizer que, quanto maior for a concentração de cacau na fórmula desses produtos, menor será as quantidades de açúcar, o que é um ponto positivo para a nossa saúde.

Dentro das variedades de chocolate amargo, é normal encontrar tipos que possuem entre 60 e 70% de concentração de cacau. No entanto, atualmente, também já é possível comprar barras de chocolate amargo que apresentam até 99% de cacau em suas fórmulas, o que significa que são ainda mais benéficas à saúde.

Confira as propriedades nutricionais

Antes de conhecer os benefícios do chocolate amargo para a saúde, vamos mostrar, resumidamente, as principais propriedades nutricionais dessa deliciosa iguaria. 

Anteriormente, você já viu que, comparado aos demais tipos de chocolate, esse é o que possui menor teor de açúcar e de leite e, em contrapartida, maiores quantidades de cacau, o que é muito positivo para o nosso organismo.

Mas, além disso, podemos dizer que o chocolate amargo também possui outros valores nutricionais interessantes, que podem incentivar ainda mais o seu consumo na rotina.

A seguir, veja quais são eles (os valores são referentes a uma porção de 25 gramas, da marca Lindt, com 60% de cacau):

  • Calorias: 157 kcal
  • Carboidratos: 8,4 g
  • Gorduras: 13 g
  • Fibras: 1,6 g
  • Proteínas: 1,2 g

Além destes nutrientes, o chocolate amargo também possui excelentes quantidades de cobre, magnésio, manganês, ferro, selênio, zinco e potássio.

Benefícios do chocolate amargo

Agora que você já conhece todos os nutrientes presentes neste tipo de chocolate, chegou a hora, finalmente, de saber quais são os seus inúmeros benefícios à saúde. Vamos lá?

1 – Melhora o metabolismo

Apesar deste ser um dos maiores benefícios do chocolate amargo para a saúde, poucas pessoas o conhecem. 

Ao consumir esta iguaria, é possível aumentar a quantidade de calorias que o organismo usa para executar as atividades do dia a dia. Isto, na prática, quer dizer que ele pode ser útil para potencializar a queima de gordura corporal.

E a explicação para isso pode ser dividida em dois fatos: o primeiro deles é que, segundo o Journal Of Proteome Research, o chocolate amargo é rico em gorduras monoinsaturadas, que, por sua vez, têm a função de estimular o organismo a usar mais energias vindas dos estoques de gordura do corpo.

Desta maneira, se você se cuidar e mantiver um cardápio equilibrado, o seu corpo será obrigado a utilizar os estoques de gordura e convertê-los em combustível para as células.

O segundo fato é que, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Queen Margareth, localizada na Grã-Bretanha, o consumo do chocolate do tipo amargo influenciará na forma como o corpo sintetiza os ácidos graxos (gorduras), uma vez que tem a capacidade de diminuir a digestão e absorção de carboidratos e gorduras.

Para isso, a recomendação dos pesquisadores é para que se consuma entre 2 a 3 pedaços de chocolates amargos que possuam 70% ou mais de teor de cacau em sua composição, o equivalente a 30 gramas por dia.

Barra de chocolate quebrada

2 – Promove sensação de bem-estar

O chocolate amargo possui em sua fórmula substâncias capazes de aumentar a sensação de bem-estar no corpo, melhorando o humor e disposição. Uma delas é o triptofano, um tipo de aminoácido precursor de um hormônio chamado serotonina, responsável, por sua vez, pela sensação de prazer e bem-estar.

Inclusive, por esta razão, uma pesquisa realizada com mulheres na Inglaterra comprovou mais da metade delas prefere o chocolate amargo ao sexo, que também é uma das atividades que também promovem a liberação de serotonina na corrente sanguínea.

3 – Reduz o apetite

Por atuar na melhora do metabolismo do organismo, o chocolate amargo também pode ser muito útil no controle do nosso apetite. E isso porque ele é capaz de retardar a digestão, aumentando a sensação de saciedade e, portanto, evitando que você tenha episódios de fome mesmo após ter acabado de fazer uma refeição.

Além disso, graças aos antioxidantes presentes em sua composição, conhecidos como flavonoides, é possível reduzir a resistência à insulina, controlando as variações de açúcar no sangue e, consequentemente, evitando aquela fome que surge imediatamente após o consumo de açúcares.

Mais um motivo para esse efeito benéfico na redução do apetite seria o fato de o chocolate amargo, além de diminuir a resistência à insulina, também reduzir a liberação da chamada grelina, hormônio capaz de atuar no aumento do apetite.

4 – Reduz a pressão arterial

O consumo de chocolate amargo também pode controlar a pressão arterial. Isso acontece porque, como o cacau, principal ingrediente do produto, é uma excelente fonte de procianidinas e catequinas, dois poderosos antioxidantes, é possível inibir uma enzima responsável por aumentar a pressão do sangue.

Além disso, graças aos flavonoides presentes em sua composição, que têm papel fundamental no estímulo da produção de óxido nítrico (NO), alguns sinais são enviados para as artérias relaxarem, o que pode auxiliar na diminuição da resistência do fluxo sanguíneo e, portanto, na redução da pressão arterial.

5 – Controla os níveis de glicose

Ao consumir o chocolate amargo regularmente na sua rotina, é possível também controlar os níveis de glicose no sangue, o que é crucial para evitar uma liberação excessiva de insulina na corrente sanguínea, um hormônio que está diretamente ligado ao acúmulo de gordura abdominal e inflamações no corpo.

Além disso, com a diminuição da insulina, também há menos fome e, com isso, uma menor ingestão de calorias. E as responsáveis por esse efeito positivo no consumo da iguaria são as gorduras presentes na composição do doce, que são capazes de retardar a absorção de açúcar pela corrente sanguínea, prevenindo os terríveis e perigosos de insulina.

6 – Reduz o colesterol ruim

O chocolate amargo pode ajudar no controle dos níveis do colesterol ruim, chamado de LDL. Isso porque, o ácido palmítico, apesar de estar associado ao aumento do colesterol, quando combinado com o ácido esteárico e o ácido oleico, evitar efeitos negativos no que diz respeito ao aumento do LDL.

Para você ter uma ideias, vários especialistas defendem que o consumo desse tipo de chocolate, com alto teor de cacau, pode ser extremamente útil no aumento do bom colesterol (HDL), enquanto reduz os níveis do colesterol ruim (LDL).

Isso porque o produto contém boas quantidades de catequinas, substâncias que inibem a oxidação do LDL, evitando que ele se deposite nas paredes das artérias e, portanto, facilitando a sua eliminação pelo organismo.

7 – Protege o coração

Como você leu anteriormente, consumir chocolate amargo na rotina pode ajudar a aumentar as taxas do bom colesterol (HDL), ao mesmo tempo em que reduz as do colesterol ruim (LDL). Além disso, ele também atua no controle da pressão sanguínea.

Todos esses fatores são fundamentais para manter a saúde cardiovascular, deixando o coração sempre protegido contra obstruções arteriais e as doenças decorrentes desse problema, como é o caso do infarto.

Ainda, como se não bastasse tudo isso, devido à excelente quantidade de antioxidantes presentes nesta iguaria, o chocolate amargo também pode auxiliar na prevenção e combate à inflamações.

Qual é a quantidade ideal para consumir por dia?

Apesar de benéfico à saúde, o chocolate amargo não deve ser consumido em doses exageradas. Isso porque, mesmo com excelentes quantidades de cacau, ele também possui uma fonte significativa de gorduras saturadas e calorias, que devem ser ingeridas moderadamente para não prejudicar a saúde.

Especialistas recomendam que o consumo do produto seja feito em porções de 30 gramas por dia, no máximo. E isso, é claro, somando as calorias do chocolate amargo com as dos outros alimentos que você consumir no dia a dia. Assim, você não correrá o risco de ganhar peso!

E aí? Gostou de saber mais sobre os benefícios do chocolate amargo? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *