O chocolate é um dos alimentos mais saborosos do mundo e apreciado por quase todas as pessoas de forma universal. O chocolate tem poderes mágicos e para entender por que o chocolate acalma precisamos saber mais a respeito da substância e como ela interage em nosso organismo.
O alimento é capaz de agir como um anti ansiolítico ou antidepressivo estabilizando o humor. Portanto o ato de comer chocolate na TPM ajuda sim, além disso o chocolate possui diversas outras características que são benéficas ao organismo baseada em reações químicas.
Por que chocolate acalma e ainda é benéfico ao organismo?
Sabemos que muitos chocolates possuem grandes quantidades de açúcares e gorduras vegetais hidrogenadas, podendo ter até o seu sabor prejudicado.
Isso ocorre por que o cacau, a substância que é utilizada como base para a produção de chocolates, possui um alto valor e é beneficiado de modo a render em suas receitas. Apenas alguns chocolates fabricados no mundo mantém o cacau quase íntegro em seus chocolates, como o suíço e o chocolate belga.
Nessa perspectiva e partindo do pressuposto de que o chocolate tem propriedades benéficas ao organismo, podemos concluir que não é qualquer chocolate que pode acalmar uma pessoa em situação de estresse. Para que o chocolate surta efeitos positivos, deve ser consumido com 70% ou mais de cacau.
Ou seja, apesar de alguns chocolates ao leite serem deliciosos, eles possuem grandes quantidades de açúcares e podem acabar prejudicando o organismo apesar de ajudar na liberação de hormônios que fazem com que sintamos prazer em comer a iguaria.
Logo, o mais indicado são chocolates mais puros. Contudo, mesmo chocolates que não possuem tanto cacau em sua composição, mas são extremamente saborosos podem oferecer um conforto durante um momento de fragilidade.
Além disso, o chocolate amargo pode auxiliar na circulação sanguínea e controle dos níveis de colesterol no organismo. Desta forma, comer chocolates fica ainda mais gostoso, não é mesmo? Agora que já sabemos quais os tipos de chocolate mais indicados para consumo vamos ver como agem no organismo.
Efeitos do chocolate no organismo
O chocolate possui flavonoides que também são encontrados em algumas frutas. Possuem ação anti inflamatória, hormonal, anti alérgica e antioxidante.
Ou seja, ajuda na imunidade e no combate a inflamações no organismo, reduz o risco de reações alérgicas e também atua na diminuição de níveis de colesterol no organismo. Porém a função dos flavonóides ligada ao humor é o estímulo hormonal.
Os flavonóides e outros compostos de gorduras poliinsaturadas presentes no chocolate contribuem para a melhor circulação sanguínea, previne riscos de AVCs e também protege contra o desenvolvimento do mal de Alzheimer.
Concomitantemente, por eliminar substâncias prejudiciais às células os flavonóides protegem o coração contra doenças cardiovasculares, e protegem a célula do envelhecimento, evitando o desenvolvimento de câncer.
O chocolate é fonte de substâncias que atuam sobre a produção de um hormônio chamado serotonina, o qual é receptado por neurotransmissores, dando a sensação de felicidade.
Também pode influenciar na liberação de dopamina, o mesmo hormônio que é liberado quando sentimos prazer ou então estamos apaixonados. Desta forma o chocolate pode ser um excelente companheiro durante um dia nublado.
Por que o consumo do chocolate acalma a ansiedade
Também há relação entre pessoas com ansiedade procurarem comer muito chocolate ou mesmo pessoas deprimidas. De certa forma a resposta de prazer ao consumir o chocolate faz com que as pessoas se sintam melhor ao liberar hormônios no cérebro que fazem com que a pessoa sinta-se feliz, e logo o organismo solicita que o alimento seja ingerido outra vez. Desta forma, as pessoas com ansiedade ou depressão estão se automedicando.
Então o chocolate pode acalmar uma pessoa, mesmo que em períodos de tensão pré-menstrual (TPM), pois liberam hormônios que fazem com que a pessoa tenha nítida sensação de bem estar.
Esses efeitos são semelhantes à atuação de antidepressivos, os quais são tomados para melhorar o humor em pacientes cujos transtornos necessitam de intervenção medicamentosa.
Há alguma consequência?
O consumo de chocolates podem causar alguns efeitos indesejados. Até mesmo por que muitos chocolates são consumidos com outras especiarias, como em alfajores uruguaios com chocolates, ou então com biscoitos e frutas. O efeito para a regulação de humor e calmante pode funcionar da mesma forma, porém para a saúde pode ser um problema.
Isso pode se tornar preocupante devido a quantidade de carboidratos e gorduras insaturadas que estão sendo ingeridos. Os quais podem afetar o ganho de peso corporal e induzir o entupimento de artérias, respectivamente.
Portanto, o consumo de chocolates pode ser um aliado para pessoas com ansiedade ou mesmo na TPM, contudo, devem ser preferidos os mais puros e sem massas ou gorduras que podem causar danos ao organismo.
Assim como os chocolates brancos que possuem maior quantidade de manteiga de cacau ao invés do próprio cacau e acabam tendo junto maior quantidade de gorduras hidrogenadas prejudiciais para a circulação sanguínea.
Outrossim, o cacau por liberar hormônios de felicidade pode fazer com que a pessoa se sinta cada vez mais dependente da iguaria. Precisando de quantidades cada vez maiores para se satisfazer.
O cacau possui também certa quantidade de cafeína. O que pode fazer com que a pessoa necessite de determinadas doses por dia para se sentir disposta e com ânimo.
Logo em casos clínicos, é importante averiguar quais as causas de compulsões alimentares e procurar tratá-las. Desta forma o consumo de chocolates, bem como de outros alimentos pode ser mais saudável e trazer menores preocupações para os apaixonados por doces.
Como a alimentação pode ajudar no transtorno de humor?
Não só o chocolate, mas qualquer alimento saboroso pode nos dar sensação de prazer. Desta forma, uma alimentação saudável pode garantir que a pessoa tenha um humor equilibrado. Para isso, deve-se procurar alimentar-se com carboidratos, frutas, proteínas, vegetais, diariamente.
É preciso lembrar que uma dieta deficiente pode causar doenças como a anemia. O que pode deixar a pessoa sonolenta e sem ânimo, o que pode ser confundido com mau humor.
Desta forma, certifique-se que estas fornecendo ao seu organismo o que ele necessita. Neste caso, um acompanhamento com nutricionista é aconselhável. Não se esqueça de incluir o chocolate de vez em quando na dieta, por que o chocolate acalma.