Diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado

Fazer chocolate em casa é totalmente possível, mas antes de colocar a mão na massa é importante você saber a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado. Presentear amigos ou até mesmo obter uma renda extra são alternativas que esse alimento nos proporciona. Saiba mais a seguir sobre cada uma dessas opções e como esse alimento é produzido pelas grandes marcas.

Chocolate é um dos doces mais consumidos no mundo, é difícil inclusive, achar alguém que não goste dessa guloseima. Ele pode ser usado em diferentes tipos de preparo, desde recheios, até como ingredientes puros de tortas, pavês, entre outras receitas.

Mas, é preciso saber que existem algumas diferenças entre os chocolates. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado? Nesse artigo de hoje você vai aprender e principalmente, qual tipo combina mais com a sua receita.

Primeiro lugar, vamos esclarecer uma dúvida, todo chocolate é feito a partir de uma massa de cacau, obtida na hora da fabricação. Quanto menos leite e açúcar levar essa massa, mais escuro e amargo ele fica.

Entenda a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado

Quem está começando a estudar sobre os chocolates é muito importante em primeiro lugar, entender a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado.

Essas terminologias são usadas no mercado para diferenciar cada função que esses produtos têm.

As diferenças vão desde o sabor, até o preço e a qualidade que cada produto possui. Além disso, a quantidade de gorduras encontradas. A seguir listamos algumas características importantes sobre cada um deles. Confira.

Diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado

Chocolate nobre ou puro

A legislação brasileira, determina que para um chocolate ser considerado como tal é necessário que ele contenha no mínimo 25% de massa de cacau na sua composição. Esse chocolate chamado de nobre ou puro tem exatamente como base, a manteiga de cacau, com uma textura bem macia.

Esse tipo de chocolate é chamado de nobre, é considerado o puro mesmo, o verdadeiro. O seu sabor é inigualável e a qualidade muito mais superior do que outros tipos. Para se trabalhar com esse chocolate é necessário utilizar uma técnica chamada de temperagem, na qual o chocolate é submetido a temperaturas frias e quentes alternadamente. Essa técnica tem como finalidade, deixa-lo com brilho e textura boa para ser moldado.

É o chocolate melhor para ser usado em recheios de massas e modelagem de ovos de Páscoa, barrinhas e pirulitos.

Entender a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado, te ajuda na hora de escolher qual o melhor ingrediente para aquela receita que quer preparar.

Chocolate hidrogenado

O chocolate hidrogenado é considerado uma cobertura de chocolate. No processo da sua fabricação, ocorre a substituição da manteiga de cacau por uma gordura vegetal como palma ou óleo de babaçu.

Ele é um chocolate que não tem necessidade de ser submetido a temperagem, pois resiste as mudanças de temperaturas. Geralmente é usado nas coberturas de doces e bolos.

Chocolate fracionado

Considerado também uma cobertura de bolo igual o hidrogenado, o chocolate fracionado também tem a troca da manteiga de cacau por outra gordura vegetal qualquer. A sua textura é um pouco mais aveludada do que o hidrogenado e o seu tempo de secagem é mais rápido.

Outra vantagem é que também não precisa passar pelo processo da temperagem. A sua indicação de uso é mais voltada para decoração de bolos, pães e bombons.

Chocolate branco é considerado chocolate?

Uma das perguntas que mais surgem quando as pessoas estão aprendendo a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado é se o branco é considerado também um chocolate.

Existe muita polêmica a respeito desse assunto ainda. Os chocolates utilizam o cacau para serem produzidos e fabricados. Em uma dessas etapas de fabricação, existe a divisão do produto obtido do cacau.

A primeira é a massa do cacau ou pasta de cacau como também é chamada. Ela possui uma cor mais escura e um sabor característico. Nela, estão contidos diversos nutrientes benéficos a saúde humana como os flavonoides e os antioxidantes, que contribuem para a redução de doenças cardíacas.

O outro produto é a manteiga de cacau, de cor clara e que contém apenas gordura em sua composição.

O chocolate branco é feito exatamente com essa manteiga, açúcar e leite em pó. Alguns especialistas não consideram o chocolate branco, um chocolate, pois ele não contem a massa de cacau. Isso pode ser verdade, pois o papel dessa massa é justamente dar sabor ao chocolate.

Por outro lado, se levarmos em conta que o grão do cacau é composto por 53% de manteiga, o chocolate branco produzido só com ela, é considerado sim um chocolate. As leis brasileiras determinam que o chocolate branco é sim um chocolate.

Diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado

Quais são as variedades de chocolates que existem?

Agora que você já sabe a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado, que tal conhecer algumas variedades que existem?

  • Chocolate amargo: Tem a aparência mais escura, o gosto é amargo, é feito apenas com a massa do cacau e a manteiga. Normalmente o teor desse cacau na categoria muito amargo varia de 75 a 85%. Já o simplesmente amargo possui uma variação de 50 a 70%;
  • Meio amargo: Além dessa massa de cacau, possui a manteiga também. Ele ainda recebe uma pequena adição de açúcar. O teor desse cacau pode variar de 35 a 50%;
  • Ao leite: A composição dele é açúcar, leite em pó, massa de cacau e manteiga de cacau. A variação do teor de cacau nesse tipo é de 30 a 40%;
  • Blend: Esse tipo é uma mistura de chocolate meio amargo com chocolate ao leite;
  • Diet: Algumas marcas produzem esse chocolate apenas misturando a massa de cacau e o leite, outras misturam a manteiga de cacau e o leite. Esse produto não contém açúcares e sim um tipo de adoçante artificial. É importante ressaltar, que mesmo não contendo açúcares, esse tipo de chocolate contém uma enorme quantidade de gorduras;
  • Colorido: Sua composição é basicamente o açúcar, manteiga de cacau, leite e corantes;
  • Branco: É feito apenas com leite, manteiga de cacau e açúcar.

Saber a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado vai ajudar muito no seu trabalho com esse tipo de produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *